Política

PSOL pede cassação de candidatura de Artur Bolinha por gesto associado à supremacia branca

Partido aciona Justiça Eleitoral e solicita investigação criminal após publicação em rede social de candidato a prefeito de Campina Grande.


21/08/2024

Da Redação / Portal WSCOM

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Campina Grande ajuizou uma ação na Justiça Eleitoral contra o candidato a prefeito Artur Bolinha, do partido Novo, acusando-o de publicar um vídeo em sua conta no Instagram que contém um gesto amplamente associado à supremacia branca. A ação, protocolada na 17ª Zona Eleitoral de Campina Grande, também pede a cassação da candidatura de Bolinha, a aplicação de multa pela propaganda irregular e a retirada do conteúdo das plataformas digitais.

Conforme o documento, o gesto, feito com o dedo indicador junto ao polegar formando um círculo, enquanto os outros três dedos permanecem levantados, é identificado por organizações de direitos humanos e autoridades internacionais como um símbolo de “White Power” (Poder Branco). O PSOL argumenta que a veiculação desse tipo de símbolo em propaganda eleitoral é incompatível com os princípios democráticos e de igualdade, configurando uma violação da legislação eleitoral ao propagar ideias racistas e de ódio.

Além da cassação da candidatura, a ação pede a instauração de um procedimento investigatório para apurar a prática de incitação ao ódio racial e propaganda eleitoral irregular. A denúncia foi elaborada pelos advogados Olímpio Rocha e Nelson Júnior, representantes do PSOL, e tramita sob o número 0600080-95.2024.6.15.0017.

Em resposta, até o momento, a defesa de Artur Bolinha não se manifestou publicamente sobre as acusações.

Confira a publicação:


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.