Política

Walter Santos analisa candidaturas em João Pessoa e Campina Grande em programa da TV Manaíra; confira

Jornalista destaca impactos das decisões políticas de Romero Rodrigues e alianças em João Pessoa.


06/08/2024

WSCOM com Polêmica Paraíba

O programa Hora H, apresentado pelo jornalista Heron Cid na TV Manaíra, trouxe na edição desta segunda-feira (5) um debate com três analistas políticos para discutir as candidaturas das próximas eleições em Campina Grande e João Pessoa. Participaram da conversa os jornalistas Gutemberg Cardoso, Sony Lacerda e Walter Santos, do Portal WSCOM, que ofereceram análises aprofundadas sobre os principais desdobramentos políticos nas duas cidades.

Campina Grande

Walter observou que a desistência do deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) em disputar a eleição em Campina Grande, após meses de indefinição, afeta diretamente suas pretensões para as eleições de 2026. Segundo o jornalista, o desenlace da “novela Romero” pode enfraquecer a imagem e a força política do deputado na cidade, além de influenciar negativamente suas futuras aspirações a cargos majoritários.

“Romero implodiu qualquer perspectiva do que possa significar uma disputa majoritária na Paraíba. É um somatório de perdas. Ele encenou um clima que enfureceu muita gente da oposição que o considerava a pessoa capaz de derrotar o grupo Cunha Lima. Mas, mais do que isso. Ele perdeu credibilidade com o próprio eleitorado porque criou, na condição de ex-prefeito, uma relação de muita força eleitoral em Campina Grande”, disse.

Walter também comentou sobre a candidatura de Jhony Bezerra, considerando-o uma forte opção de oposição na cidade. Ele destacou a importância do apoio do governador João Azevêdo (PSB) a Jhony, avaliando que este suporte será determinante no andamento da campanha.

“Ao longo dos últimos anos, os governadores sempre tiveram uma barreira em Campina Grande. Estamos diante de um governador que, desta vez, tem referências de ações não só no âmbito de obras. Jhony, por exemplo, se credenciou pela performance dele na Saúde”, disse.

A ausência da senadora Daniella Ribeiro (PSD) na disputa também foi analisada por Walter Santos. Ele considerou que Daniella perdeu uma oportunidade significativa de testar seu desempenho eleitoral, o que poderia fortalecer sua posição política futura.

“Ela tem uma grande um performance no âmbito federal, mas perdeu a oportunidade de se reinserir em um condição política que daria a ela mais fôlego para a disputa ao Senado”, destacou.

João Pessoa

Em relação à capital paraibana, Walter Santos avaliou que Cícero Lucena (PP) está na dianteira na busca por uma vaga no segundo turno das eleições. Ele ressaltou a aliança entre Cícero e o governador João Azevêdo, o que, na visão do jornalista, fortalece substancialmente a candidatura do atual prefeito.

Walter também mencionou que a proximidade dos mandatos entre Cícero e Luciano Cartaxo (PT) pode ser um fator crucial na eleição, sugerindo que esta relação pode influenciar os eleitores e a dinâmica da disputa.

“Cartaxo vai construir uma narrativa de que ele e Ricardo Coutinho fizeram mais por João Pessoa, mas os números vão ter que ser expostos. Uma questão simples: ruas pavimentadas e calçadas. Qual foi o saldo dos oito anos de Cartaxo e qual o percentual que Cícero vai mostrar nestes três anos e sete meses de mandato? São elementos que podem interferir no julgamento popular”, ressaltou.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.