Justiça

Caso Padre Zé: Justiça retoma audiência de instrução nesta quarta-feira

Ex-pároco Egídio de Carvalho e outras duas ex-funcionárias do hospital são acusados de vários crimes, incluindo peculato e lavagem de dinheiro.


31/07/2024

Padre Egídio de Carvalho Neto era diretor do Hospital Padre Zé (Foto: Divulgação/Paróquia Santo Antônio de Lisboa)

Da Redação / Portal WSCOM

A Justiça da Paraíba retomará nesta quarta-feira (31) a audiência de instrução do caso que investiga desvios de aproximadamente R$ 140 milhões no Hospital Padre Zé, instituição filantrópica de João Pessoa. O caso, que ganhou repercussão nacional desde sua divulgação em outubro de 2023, envolve o ex-pároco Egídio de Carvalho Neto, a ex-diretora administrativa Jannyne Dantas Miranda e Silva e a ex-tesoureira Amanda Duarte da Silva Dantas.

Os réus são acusados de crimes como organização criminosa, lavagem de capitais, peculato e falsificação de documentos públicos e privados. As investigações, conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público, revelaram que os desvios ocorreram através de falsificação de documentos e pagamento de propinas.

A audiência, que será realizada no Fórum Criminal de João Pessoa às 10h, já foi adiada várias vezes por diferentes motivos, incluindo ausência de testemunhas e solicitações da defesa para analisar novas provas apresentadas pelo Ministério Público. Atualmente, Egídio de Carvalho e Amanda Duarte estão em prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica, devido a complicações de saúde e questões de maternidade, respectivamente.

O escândalo começou a ser investigado após o furto de mais de 100 aparelhos celulares doados pela Receita Federal para um bazar beneficente, e uma denúncia anônima subsequente revelou outras irregularidades na gestão do hospital. Uma força-tarefa foi formada para apurar as dívidas e inconsistências financeiras que comprometem a funcionalidade da instituição.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.