Economia

Confirmado: crescimento das cooperativas de crédito na Paraíba atinge 21% do PIB


29/07/2024

Portal WSCOM



 O cooperativismo de crédito vem ganhando mais espaço na Paraíba, ampliando sua presença também nos pequenos municípios. Na Paraíba existem atualmente 12 cooperativas de crédito, sendo quatro ligadas à Sicredi, quatro ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e quatro solteiras, que não participam de nenhum sistema de crédito. Até o ano passado as cooperativas reuniam 68.831 cooperados e geravam mais de 600 empregos diretos.

O presidente da Sicredi Evolução, João Bezerra Júnior, ressaltou que no mundo inteiro o cooperativismo apresenta crescimento nos últimos anos.

“O nicho cooperativista no Brasil está chegando ao patamar dos 10% do PIB Nacional. A Paraíba é um celeiro cooperativista não só no crédito como em outros ramos, a exemplo da saúde. A Unimed João Pessoa é uma das maiores referências do ecossistema de saúde no Nordeste brasileiro”, afirmou.

Ele destacou que o cooperativismo na Paraíba é um celeiro, um case de sucesso e lembrou que, enquanto os players financeiros fecham em média de 400 a 600 agências bancárias por ano no Brasil, o cooperativismo segue ampliando sua presença, com abertura do mesmo número de agências com um menor custo administrativo, utilizando ferramentas tecnológicas e com o movimento chamado “fisital”, que consiste na união do físico e digital, garantindo maior capilaridade.

“Algumas cidades menores do interior, sobretudo o questões de indicadores macro e microeconômicos, faz com que esses players cada vez mais tenham um êxodo para os grandes centros. O cooperativismo, na contramão desse projeto, para fazer inclusive o que o Banco Central nos pede, através da inclusão financeira, inclusão social e sustentabilidade, tem um caminho contrário porque ele coloca no centro as pessoas”, pontuou.

Ele acrescentou ainda que ao ingressar em uma cooperativa o indivíduo passa a ser partícipe e toda geração de receita que é fomentada na economia local é distribuída entre os seus associados.

“Diferente de alguns players, em que muitas vezes as suas receitas vão para fora do Brasil. Por isso o cooperativismo tem tido um crescimento exponencial”, avaliou o presidente João Bezerra Júnior.

CONSTATADO

Segundo ele, na Paraíba o cooperativismo de crédito já atingiu 21% do Produto Interno Bruno. Somente a Sicredi Evolução, que já soma 34 anos em atividade, é responsável por 14% da movimentação do PIB, e os outros ecossistemas e cooperativas independentes somam 7%.

“Veja o quanto esse sistema é forte e robusto. O que mostra a força motriz do cooperativismo. Inclusive em algumas regiões do Rio Grande do Sul nós temos a força do cooperativismo no patamar médio de 50% e em outras regiões chega a ter 75% do PIB”, disse.

Em 210 municípios a cooperativa Sicredi é a única instituição financeira presente.

“Mostrando que é uma belíssima solução econômica financeira, pois o cooperativismo Sicredi tem no seu slogan ‘gente que coopera cresce junto’. Podemos construir um mundo melhor e aqui na Paraíba a gente tem feito o que nós chamamos de uma revolução”, concluiu.

O Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2023, aponta que o Ramo Crédito soma 728 cooperativas, com soluções financeiras para mais de 15 milhões de cooperados e a oferta de cerca de 100 mil empregos diretos. O segmento conta ainda com 9 mil unidades de atendimento, sendo a maior rede de postos físicos do país. Em 332 municípios, as cooperativas de crédito são a única instituição financeira fisicamente presente.

A contribuição para o Sistema Financeiro Nacional (SNF) é relevante e soma, em volume de depósitos totais, mais de R$ 352 bilhões, de acordo com dados do Banco Central, que indica também um volume de operação de crédito superior a R$ 361 bilhões (7,05% do SFN).

O Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) lança na próxima quarta-feira (31), o Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2024. Os dados oficiais apontam a relevância socioeconômica do modelo de negócios para o país Em sua 6ª edição, o anuário traz informações sobre o cooperativismo no mundo, no Brasil e segmentados por ramos.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.