Internacional

Rede de trens de alta velocidade da França é atacada em meio a preparativos olímpicos


26/07/2024

Portal WSCOM



Sabotadores realizaram uma série de ataques coordenados na rede de trens de alta velocidade TGV da França, na madrugada de hoje (26), causando caos nas linhas ferroviárias mais movimentadas do país e deixando centenas de milhares de passageiros presos nas estações. O incidente ocorreu pouco antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Esses ataques coincidem com a intensificação das medidas de segurança em Paris, que inclui uma operação sem precedentes em tempos de paz, mobilizando dezenas de milhares de policiais e soldados para proteger a capital. A operação está sobrecarregando os recursos de segurança em todo o país.

De acordo com a operadora ferroviária estatal, SNCF, os vândalos danificaram caixas de sinalização ao longo das linhas que conectam Paris a cidades como Lille, Bordeaux e Estrasburgo. Houve também uma tentativa frustrada de ataque na linha Paris-Marseille.

O ministro dos Transportes, Patrice Vergriete, afirmou na Gare du Nord que tudo indica que foram atos criminosos.

A sabotagem nas linhas ferroviárias eleva a apreensão antes da abertura da Olimpíada, onde mais de trezentos mil espectadores são esperados para se alinhar nas margens do Rio Sena. A cerimônia promete uma extravagância visual com atletas desfilando em barcaças e barcos fluviais, assistida por bilhões de pessoas ao redor do mundo.

A SNCF pediu que todos os viajantes adiassem suas viagens, informando que os reparos estavam em andamento, mas o tráfego ferroviário continuaria severamente interrompido até pelo menos o fim de semana. Estima-se que cerca de 800 mil clientes foram afetados, e milhares de funcionários ferroviários foram mobilizados para reparar os danos.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.