Internacional

Apagão em redes da Microsoft é mais amplo e paralisa diversos serviços ao redor do mundo


19/07/2024

Brasil 247



Na sexta-feira, uma pane em sistemas de computadores, supostamente ligada à Microsoft, causou transtornos em diversas indústrias. Voos nos Estados Unidos foram cancelados, transmissões de televisão no Reino Unido foram interrompidas e as telecomunicações na Austrália foram afetadas. A Microsoft informou por meio da plataforma X que estava trabalhando para “minimizar o impacto de maneira acelerada”. Usuários do Microsoft em todo o mundo, incluindo bancos e companhias aéreas, relataram interrupções generalizadas na sexta-feira, algumas horas após a empresa de tecnologia declarar que estava corrigindo gradativamente um problema que afetava o acesso aos aplicativos e serviços do Microsoft 365. A causa, a natureza exata e a escala da interrupção permaneciam incertas, de acordo com informações do serviços News Wires.

A Microsoft sugeriu em publicações no X que a situação estava melhorando, mas ainda eram reportadas escaladas de interrupções horas depois. O site Down Detector, que monitora interrupções de internet relatadas por usuários, registrou um aumento nas interrupções em serviços da Visa, ADT Security e Amazon, e em companhias aéreas incluindo American Airlines e Delta.

Na Austrália, veículos de notícias relataram que companhias aéreas, provedores de telecomunicações, bancos e emissoras de mídia enfrentaram interrupções ao perderem acesso a sistemas de computador. Bancos na Nova Zelândia também reportaram falhas de conexão. O Microsoft 365 comunicou no X que a empresa estava “trabalhando no redirecionamento do tráfego impactado para sistemas alternativos para aliviar o impacto de forma mais rápida” e que estava “observando uma tendência positiva na disponibilidade do serviço”. A empresa não respondeu a pedidos de comentários e não forneceu explicações adicionais sobre as causas da interrupção.

Na Austrália, as interrupções afetaram bancos como NAB, Commonwealth e Bendigo, além das companhias aéreas Virgin Australia e Qantas, e provedores de internet e telefone como Telstra. Veículos de mídia australianos, incluindo a ABC e a Sky News, foram impedidos de transmitir em seus canais de TV e rádio, e reportaram desligamentos súbitos de computadores baseados em Windows. Um usuário do X publicou uma captura de tela de um alerta da empresa Crowdstrike, que mencionava estar ciente de “relatos de falhas em hosts Windows” relacionadas à sua plataforma Falcon Sensor. O alerta foi postado em um site da Crowdstrike protegido por senha e não pôde ser verificado. A Crowdstrike não respondeu a pedidos de comentários.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.