Justiça

Célio Alves é condenado por violência política de gênero contra deputada Camila Toscano; comunicador não se pronunciou


18/06/2024

Foto: WSCOM

Da Redação / Portal WSCOM



O comunicador Célio Alves (PSB), ex-candidato a deputado estadual e pré-candidato a vereador de Guarabira, foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) por violência política de gênero contra a deputada estadual Camila Toscano (PSDB). A decisão, proferida nesta segunda-feira (17), é a primeira do tipo no estado e estabeleceu uma pena de um ano e 10 meses de reclusão, além de 60 dias-multa. Célio Alves também foi declarado inelegível por ter sido condenado por um colegiado.

A condenação ocorreu por cinco votos a favor e um contra. Durante uma entrevista em um programa de rádio, que foi compartilhada nas redes sociais, o comunicador afirmou que Camila Toscano “parece uma youtuber, uma digital influencer” e que acredita que ser deputada “é mostrar a cor do cabelo, o tom da maquiagem, se a roupa está bonita ou não, distribuir sorrisos e dizer que é uma alegria estar aqui”.

O juiz relator, Ferreira Júnior, foi o único a votar pela absolvição do acusado, enquanto o revisor do processo, Fábio Leandro, e os demais juízes consideraram que as palavras de Célio Alves macularam a honra da deputada. Durante a sessão, a presidente do TRE-PB, Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, destacou uma tentativa de intimidação feita por Célio Alves contra Camila Toscano dentro do tribunal, que precisou sair escoltada do local.

“Essa ação não era só minha, mas de todas as mulheres que ocupam cargos ou pensam em se candidatar. Não podemos tolerar essa prática tão danosa que afasta mulheres da política e de espaços de poder. Fico feliz com a decisão, pois sempre confiei que a Justiça Eleitoral teria um posicionamento firme. Essa condenação é pedagógica, pois vai impedir que mais pessoas cometam crime de violência política de gênero”, disse a deputada Camila Toscano.

O comunicador não se pronunciou até o momento.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.