Notícias

Aquecimento WorldSkills: brasileiros sobem no pódio em disputas preparatórias pro mundial

Competições na Austrália, Irlanda e Taiwan consagram alunos do SENAI e do Senac nas ocupações cabeleireiro, florista, panificação, serviços de restaurante, nuvem e construção de estruturas metálica


01/06/2024

Portal WSCOM

WorldSkills (WS), mundial de profissões técnicas marcado para 10 a 15 de setembro em Lyon, na França, já está rendendo bons frutos para os competidores brasileiros. Em preparação ao mundial, Austrália, Irlanda e Taiwan sediaram competições nesta última semana, com um modelo de provas semelhante ao da WS.

Os alunos e ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que vão representar o Brasil em Lyon trouxeram para casa uma medalha de ouro, três de prata e duas de bronze, além de duas medalhas de excelência, que reconhecem desempenho acima da média.

Para participar das três competições – Global Skills Challenge, na Austrália; International Cloud Computing Competition, na Irlanda; e Capital Cub WorldSkills Competition, em Taiwan – os brasileiros foram convidados pela organização do evento.

Bruna Martins (segunda, da esquerda para a direita) levou o 1º lugar na competição na Austrália

Depois de desafios como a longa viagem até a Austrália, a diferença de fuso horário e um novo idioma, Bruna Martins conquistou a medalha de ouro na competição. “Essa competição trouxe uma grande experiência. Tive a oportunidade de disputar com países que são medalhistas na minha ocupação e de observar o nível técnico de cada um”, conta.

Ela conta que, no projeto-teste, se deparou com propostas diferentes das do treinamento. “Em alguns módulos, precisei desenvolver o criacionismo, e não a reprodução”. Mas Bruna tirou de letra os quatro dias de provas. “Eu confiava estar no pódio, mesmo sem ter a dimensão de como o trabalho estava sendo avaliado. Mas sabia que havia feito boas entregas e estava sendo muito bem elogiada pelos observadores”, diz.

Após treinar de oito a 10 horas por dia, de segunda à sexta-feira, Thiago Araújo foi prata na competição da Irlanda e está otimista para a França. A competição foi muito importante pra gente medir o nosso nível em comparação com outros países, para a gente se testar. Conseguimos provar que estamos entre os três melhores do mundo e estamos prontos para brigar pelo ouro. Temos alguns ajustes a serem feitos, mas já estamos muito perto do nosso objetivo”, vibra.

Alessandro Prado (segundo, da esquerda para a direita) ficou em terceiro na ocupação Construção em Estruturas Metálicas

Alessandro Prado, que levou o bronze em Taipei pela ocupação Construção de Estruturas Metálicas, não achou a prova difícil, mas reconheceu que o tempo e o idioma foram obstáculos. Tanto que nenhum competidor completou as atividades – o coreano que ficou em primeiro lugar acabou sem solda. Apesar de terem tradutor do chinês para o inglês, não havia intérprete para o português para ajudar na tradução dos termos técnicos, como acontece no mundial.

“Também teve a questão da infraestrutura, porque a gente costuma trabalhar com instrumentos de precisão, como paquímetro e traçador de altura, e lá fizemos tudo na trena, o que acaba tomando mais tempo”, ponderou o competidor, que já treina há três anos e meio para a WorldSkills e fez sua primeira viagem internacional.

Global Skills Challenge 2024 

Mais de 400 jovens de 19 países participaram da competição em Melbourne, na Australia, entre os dias 23 e 26 de maio. O Global Skills Challenge, chamado de friendly competition, é o maior torneio no formato da WorldSkills que antecede o mundial.

1º lugar #29 Cabeleireiro – Bruna Pimentel Martins (RJ)

2º lugar #28 Florista – Maria Olivia Fronza Block (SC)

2º lugar #47 Panificação – Victor Rossseto Duarte Dantas (SP)

3º lugar #35 Serviços de Restaurante – Pâmela Fernandes de Matos (BA)

M️edalhas de Excelência  

#38 Refrigeração e ar-condicionado – Kennedi Alves dos Santos (SP)

#34 Cozinha – Paulo Colauto Bedin (PR)

International Cloud Computing Competition – Ireland 2024 

O evento aconteceu em Dublin, na Irlanda, de 21 a 24 de maio com a participação de 14 países. Coreia do Sul levou primeiro lugar e Polônia o terceiro.

2º lugar #53 Computação em nuvem – Thiago Rocha de Araujo (PR)

Capital Cub WorldSkills Competition in Taipei 

A disputa em Taipei, Taiwan, também aconteceu de 21 a 24 de maio, com sete ocupações.

3º lugar #42 Construção de Estruturas Metálicas – Alessandro Prado Pires de Camargo (SP)



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.