Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Paraíba

Assunto difícil e triste, mas é preciso saber encarar os efeitos do abandono e das drogas; sem isso não se resolve o Centro Histórico nunca


14/12/2023

Foto: Rafael Andrade

Pela primeira vez em toda a história contemporânea, o Governo do Estado e a Prefeitura de João Pessoa anunciam ações e serviços na ordem R$ 460 milhões visando resolver de vez a revitalização do Centro Histórico. É preciso reconhecer e aplaudir a sintonia dos Poderes, mais a Câmara Municipal e o Comitê da API, fundamental na mobilização, mas não adianta esconder: sem resolver a população invisível, inclusive de muitos drogados, não haverá solução definitiva na área.

É isto que está servindo de pauta na reunião da Câmara Municipal nesta quinta-feira pela manhã e também hoje, às 10h00, no Fórum de Políticas Públicas na Assembleia Legislativa do Estado puxado pelo COMAD – Comissão Municipal de Políticas de Drogas com o anúncio de Documento da API e AMIDI advertindo para o problema.

O fato é que a grande e importante ação dos governos precisa abrigar estratégias e políticas sociais reforçando ações da sociedade civil para encarar e resolver com inclusão e tratamento terapêutico a quantidade imensa de drogados no centro.

Não se pode ignorar essa grave situação colocando sob tapetes e/ou achando que a ação da Polícia resolve o drama social. A Cracolândia modelo São Paulo já chegou entre nós e se faz preciso medidas sócio-educativas permanentes.

Eis a dura realidade que precisa de alinhamento geral e políticas de inclusão para resolver da melhor forma possível. É indispensável incluir o COMAD e criar enfim um Conselho Estadual de Políticas de Drogas.

É duro, mas precisa ser encarado.

ÚLTIMA

“Onde houver trevas/ que eu leve a luz”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.