Política

IPHAN autoriza demolição do prédio da PROSERV para habitação e requalificação da antiga sede da PMJP visando instalar Guarda Municipal


18/08/2023

O prédio da antiga Proserv fica vizinha ao Conventinho, no Centro Histórico de João Pessoa (Foto: Reprodução)

Por Walter Santos

Confirmado: o superintendente do IPHAN na Paraíba, Emanuel Braga, anunciou a autorização para a Prefeitura de João Pessoa demolir o prédio da antiga Proserv no Varadouro visando abrigar moradores do Porto do Capim, bem como da requalificação da antiga sede da PMJP na Cardoso Vieira onde funcionará a base de toda Guarda Municipal.

As duas ações compõem perspectivas de incremento habitacional e de presença humana qualificada para resgatar nova fase da revitalização do Centro Histórico ainda abrigando a reurbanização do Porto do Capim com equipamentos de saúde e educação como reforço.

O Secretário de Planejamento, José William Montenegro, ressaltou a decisão do IPHAN como oportunidade de fortalecimento das ações da Prefeitura em curso, pois considera estar em execução diversos projetos urbanísticos para gerar habitação sistemática e incremento dos novos serviços e comércios no Centro Histórico.

 

SEPLAN ENVOLVE INSTITUIÇÕES

A Secretaria de Planejamento de João Pessoa (Seplan) promoveu, nesta quinta-feira (17), uma visita técnica ao Centro Histórico objetivando integrar mais o trabalho das secretarias municipais com as instituições e entidades da sociedade civil que atuam em defesa da revitalização e proteção do patrimônio histórico da cidade.

Sob a coordenação do secretário de Planejamento, José William, e do diretor do Centro Cultural São Francisco, padre Marcondes Menezes, a ação teve a participação de arquitetos e engenheiros da Seplan, de representantes das Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e Turismo (Setur), além do Comitê de Fomento ao Centro Histórico e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).

 

 

A visita começou pelo Centro Cultural São Francisco, onde ao término houve uma apresentação do Projeto Caminhos da Fé, seguida de uma exposição técnica na Praça Dom Ulrico, por onde passará o projeto Vias de Acesso, além da rua General Osório e outras do entorno.

Ações e projetos – O secretário José William destacou para o grupo, durante a visita, algumas ações importantes da atual gestão no Centro Histórico, a exemplo da reforma do Conventinho, ora em andamento, e das desapropriações já efetivadas e pagas da antiga fábrica Matarazzo, para qual está sendo elaborado projeto de um Centro Multicultural; e da antiga Proserv, onde serão construídos apartamentos e unidades comerciais prioritariamente destinadas a moradores da comunidade Porto do Capim.

Outra ação importante da gestão municipal é dar segurança e levar movimento ao Centro Histórico com o projeto de ocupação da antiga sede da Prefeitura – nas imediações da Praça Antenor Navarro – pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).

 

 

Um novo momento – O padre Marcondes destacou para os participantes a satisfação por testemunhar “um novo e oportuno momento” para o Centro Histórico em razão dos projetos propostos pela Prefeitura de João Pessoa para revitalizar a área. E devido, também, conforme frisou, às demonstrações de interesse e envolvimento de vários órgãos, instituições e entidades civis, como há tempo não se via.

Acervo histórico – A iniciativa da visita, segundo os participantes, revelou-se também pedagógica para incentivar que, além de turistas, os moradores da cidade conheçam mais o importante acervo histórico que João Pessoa possui. E levou as instituições e entidades participantes a combinarem, para breve, mais visitas conjuntas com outras secretarias, órgãos públicos e entidades da sociedade civil para fortalecer e ampliar as ações de defesa da preservação e valorização do patrimônio histórico da Capital.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.