Esporte

Unifacisa domina no primeiro tempo e vence o Caxias fora de casa


31/03/2023

Portal WSCOM



A Unifacisa deu início a sua última sequência de jogos fora de casa, válidos pela temporada regular do NBB. No primeiro desafio, a equipe de Campina Grande foi até Caxias do Sul para enfrentar o Caxias Basquete, na noite desta quinta-feira, no Ginásio do Sesi. A Unifacisa dominou durante o primeiro tempo, com uma grande atuação defensiva, que deu tranquilidade para a equipe trabalhar no ataque. O bom desempenho na primeira etapa garantiu ao time a vantagem necessária para sair de Caxias com a vitória pelo placar de 58 a 55.

Os destaques da partida ficaram por conta de Gerson, cestinha da Unifacisa com 12 pontos, 9 rebotes e 16 de eficiência. Trevor Gaskins, com 12 pontos, 1 rebote e 1 assistência. Antônio, com 10 pontos e 3 rebotes, seguidos por Jimmy, com 9 pontos e 3 rebotes.

A Unifacisa agora viaja até Santa Cruz do Sul, onde enfrenta o União Corinthians neste sábado, 01, às 19h. A partida terá transmissão ao vivo pela Rede Ita e Youtube.

O jogo

1º quarto – Unifacisa 22 x 07 Caxias

A Unifacisa abriu o placar com um belo step back de Jimmy, que ficou livre e anotou 3 pontos. A Unifacisa fez um primeiro período dominante, a defesa trabalhou de forma sólida, pressionando bem o adversário, garantindo ao time paraibano a superioridade nos rebotes durante os primeiro minutos da partida, o que acabou dando uma certa tranquilidade para o time de Campina no ataque, além de novas oportunidades, que a Unifacisa soube aproveitar. Rodando bem a bola, o time paraibano teve uma pontuação bem distribuída, com destaque para André Góes, Antônio e Jimmy, que juntos somaram para 17 pontos, assegurando uma boa vantagem para a Unifacisa.

2º quarto – Unifacisa 16 x 15 Caxias

Com a vantagem construída, a Unifacisa passou a administrar o jogo, valorizando as posses de bola. Os jogadores que vieram do banco mantiveram o nível nos arremessos de quadra, Gaskins e Corvalán exploraram bem as jogadas individuais com um ótimo aproveitamento, acima dos 70% nos chutes do perímetro, e somaram 14 pontos. O Caxias foi crescendo no decorrer do período, o time mandante ajustou a defesa e forçou erros da Unifacisa, no ataque Humberto foi o destaque trabalhando bem no garrafão, anotando 7 pontos e diminuindo a diferença antes do intervalo.

3º quarto – Unifacisa 09 x 12 Caxias

A Unifacisa não voltou do intervalo com o mesmo ritmo do primeiro tempo. O ataque não fluiu com a mesma eficiência da primeira etapa, mérito também da defesa do Caxias que soube fechar os espaços do time paraibano, que teve que recorrer às jogadas perto da cesta para pontuar. Gerson foi o centro do ataque da Unifacisa no período, sendo o responsável por quase todos os pontos da equipe no quarto, com um aproveitamento de 100% nos arremessos de quadra, impedindo uma aproximação ainda maior do Caxias no placar.

4º quarto – Unifacisa 11 x 21 Caxias

A Unifacisa não começou bem o período final, a equipe teve dificuldades em estabelecer uma consistência ofensiva, desperdiçando algumas posses de bola. Com o momento de baixa da equipe paraibana, o time do Caxias tentou encaixar uma reação, liderados por Deryk, que imprimiu o bom volume de jogo com jogadas em transição. Humberto e Jamyson também tiveram um bom desempenho, anotando uma bola do perímetro cada, trazendo a diferença para apenas uma posse de bola. Com a liderança do placar ameaçada, Antônio e Gerson chamaram a responsabilidade, os jogadores tiveram a frieza na definição das jogadas, juntos somaram 9 pontos, quebrando o jejum que a equipe vinha sofrendo no período. O bom desempenho dos jogadores foi suficiente para restabelecer uma vantagem segura, garantindo a vitória para a Unifacisa pelo placar de 58 a 55.

“A gente vem fazendo um campeonato de altos e baixos, então cada vitória é muito valorizada por nós, principalmente jogando fora de casa e contra equipes tão aguerridas como o Caxias. Fizemos um primeiro tempo muito forte e sabíamos que eles viriam com um jogo mais físico na segunda etapa, dificultando muito nosso jogo. Eles até conseguiram diminuir significativamente a diferença que tínhamos construído, mas nós tivemos a frieza para manter a liderança no placar, o que é uma característica muito importante para a nossa equipe nessa etapa do campeonato, rumo aos playoff’s”, comentou o armador da Unifacisa, Cauê Verzola.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.