Futebol

Athletico-PR elimina Palmeiras e avança à final da Copa Libertadores; veja os gols

Athletico-PR empatou em 2 a 2 com o Palmeiras e se classificou para a grande final da Conmebol Libertadores


07/09/2022

ESPN

O Athletico-PR é o primeiro finalista da Conmebol Libertadores! Nesta terça-feira (6), o time paranaense empatou em 2 a 2 com o Palmeiras, atual bicampeão, no Allianz Parque, e avançou à decisão por ter vencido por 1 a 0 no jogo de ida.

Gustavo Scarpa e Gustavo Gómez colocaram a equipe de Abel Ferreira na frente. Pablo saiu do banco, diminuiu para o Furacão e deu assistência para o gol da classificação, anotado por Terans.

O rubro-negro paranaense está de volta à final do torneio continental depois de 17 anos e busca seu primeiro título na maior competição de clubes da América do Sul.

O Athletico entrou em campo precisando de um empate para chegar na decisão, mas sofreu para segurar a vantagem.

O time paulista precisou de apenas dois minutos para sair na frente do placar. Bruno Tabata, que substituiu Raphael Veiga, roubou a bola de Canobbio. Na sequência, Zé Rafael driblou Fernandinho e cruzou na entrada da área. Pedro Henrique tenta tirar, mas acaba falhando, e Gustavo Scarpa chegou livre para fazer 1 a 0.

Depois disso, o Athletico não conseguiu reagir e passou quase a primeira etapa inteira sem fazer o goleiro Weverton trabalhar. Por outro lado, a equipe alviverde teve mais duas boas chances de ampliar com Tabata e Dudu.

O Palmeiras reclamou bastante com a arbitragem pedindo a expulsão de Alex Santana após uma cotovelada em Rony. Mas quem levou cartão vermelho foi Murilo depois de atingir Vitor Roque com a sola da chuteira em uma entrada dura.

Mesmo com um a mais, o Furacão voltou sem força no 2º tempo e viu o time de Abel Ferreira chegar ao segundo gol logo aos 9 minutos. Em cobrança de lateral, Marcos Rocha colocou a bola na área. Gustavo Gómez ganhou de Fernandinho e ampliou o marcador.

Depois de levar o segundo gol, o Athletico trocou passes tentando encontrar espaço na defesa adversária. E ele veio. Aos 18, Vitinho lançou, Vitor Roque apareceu na segunda trave e cruzou para trás para Pablo diminuir e colocar o Furacão de novo no jogo. O atacante tinha acabado de entrar no lugar de Erick.

A partir de então, o duelo ficou aberto e ganhou emoção. A equipe paranaense teve a chance de empatar no chute colocado de Vitinho, que passou perto da trave. O Verdão respondeu no arremate de Gabriel Menino, mas Bento fez um milagre ao espalmar para fora.

Até que aos 39, Pablo tocou para Terans chutar para o gol. A bola desvia em Piquerez, tira Weverton da jogada e morre no fundo das redes.

Situação do campeonato
Com o resultado, o Athletico vai enfrentar na grande final quem avançar de Flamengo x Vélez Sarsfield. O duelo entre cariocas e argentinos acontece nesta quarta-feira (7), às 21h30, no Maracanã.

No jogo de ida, o Rubro-Negro praticamente encaminhou a classificação ao vencer por 4 a 0 na Argentina.

O cara: Pablo
O atacante saiu do banco e precisou de apenas 2 minutos para mudar o roteiro do jogo. O ex-São Paulo diminuiu o placar para o Furacão e depois serviu Terans no gol que garantiu a classificação do Athletico.

Foi mal: Murilo
O zagueiro alviverde entrou com a sola do pé em Vitor Roque em uma falta dura e acabou expulso no fim do 1º tempo. A arbitragem aplicou cartão amarelo no primeiro momento, mas após revisão do VAR, mostrou o vermelho.

Próximos jogos
Os dois times voltam a campo para a 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O líder Palmeiras enfrenta o Juventude no sábado (10), às 21h, no Allianz Parque. No domingo (11), o Athletico encara o Avaí, na Ressacada, às 11h.

Ficha técnica
PALMEIRAS 2 X 2 ATHLETICO-PR
GOLS: Gustavo Scarpa (2′ do 1ºT), Gustavo Gómez (9′ do 2ºT), Pablo (18′ do 2ºT), Terans (39′ do 2ºT)

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez (Merentiel); Gabriel Menino (Atuesta), Zé Rafael e Bruno Tabata (Luan); Gustavo Scarpa, Dudu e Rony (Wesley). Técnico: Abel Ferreira

ATHLETICO-PR: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner (Pedrinho); Erick (Pablo), Fernandinho e Alex Santana (David Terans); Vitinho, Canobbio (Rômulo) e Vitor Roque (Matheus Fernandes). Técnico: Paulo Turra (auxiliar)


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.