Política
O Brasil tem sede de desenvolvimento
04/08/2022
O processo da eleição do presidente do Brasil, para 2023-26, vai até o mês de outubro. Quem for eleito receberá o país com a economia em marcha lenta, salários reais em baixa e altas taxas de juro, inflação, déficit e dívidas públicos e desemprego.
Com efeito, no período 2019-2022, o país não se recuperou da sua grave situação econômica. O crescimento do seu PIB nesse quadriênio de 3,6% será inferior à sua queda de 3,8%, nos anos 2015-2018.
Isso se deve muito às crises da pandemia de COVID-19, desde 2020, e da Guerra da Rússia contra a Ucrânia, a partir de fevereiro deste ano. A atuação dos órgãos públicos e setor privado não foi capaz de reverter esses efeitos externos.
A quase estagnação econômica do Brasil, anos 2019/22, não foi regra geral: o seu PIB cresceu a 0,9% ao ano; o mundial 2,2%; o dos EUA 1,9%; o da China, 5%; o dos países desenvolvidos, 1,1% e o das economias emergentes, 2,6%.
A política econômica do Governo é ineficiente. O seu liberalismo não estimulou os investimentos produtivos. O seu intervencionismo, na linha keynesiana, mas com ênfase nos gastos assistenciais, não redinamizou a economia. Daí a pífia expansão do PIB.
O cenário atual de juros altos, furo do teto de gastos e ruídos políticos do Governo é fonte de efeitos danosos: desestabilização cambial, expectativas adversas e alimentação dos déficit e dívida públicos e inflação. Nesses aspectos, houve piora, de 2019 a 2022:
A taxa básica de juro passou de 6,5% para 13,75%. A Inflação de 3,7% para 11,8%. O câmbio (R$/US$) de 3,8 a 5,2. A Dívida Bruta e o Déficit Nominal públicos, em relação ao PIB, de 76% para 80% e -5,5% para -6,8%. O desemprego caiu de 11,1% para 9,3%.
Com esses problemas nacionais, o Governo continuará prisioneiro do curto prazo, portanto na mesmice piorada dos últimos quatro anos. A solução duradoura exige a política de desenvolvimento que falta ao país, há mais de três décadas.
Dois objetivos básicos se impõem: a) desenvolver mais e sistematicamente as forças produtivas da sociedade e b) elevar a eficiência e qualidade dos processos e produtos dos setores público e privado integrados ao mundo da IV Revolução Industrial;
Ao Poder Público cabe o papel da maior relevância contemporânea: fomentar o desenvolvimento; democratizar os frutos progresso aos cidadãos e cidadãs; primar pela sustentabilidade ambiental e pelo equilíbrio socioeconômico regional.
Tem que ter políticas de Estado eficazes: a) nas áreas de educação, saúde, segurança, transporte público, salário, emprego e b) nas áreas de energia limpa e desestímulos aos padrões de produção e consumo predatórios da natureza, etc.
O Brasil clama por um Projeto de Desenvolvimento com os seguintes eixos básicos: I. Complementação e modernização da infraestrutura e dos serviços essenciais; II. Universalização da educação básica de qualidade; III. Produção e domínio científico-tecnológico relevante; IV. Contemporaneidade do setor produtivo; V. Turismo de base natural e histórico-cultural; VI. Superação do subdesenvolvimento do Nordeste.
O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.