Saúde

Centro de referência da Paraíba promove caravana em prol de pacientes com esclerose múltipla


03/08/2022

Durante a primeira semana de agosto, mês que marca o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (30), o Governo do Estado da Paraíba, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) e do Centro de Referência em Esclerose Múltipla do Estado da Paraíba (CREMPB), realizará a 5ª edição da Caravana EM. A iniciativa acontecerá entre 3 e 5 de agosto e tem por objetivo disseminar informações sobre a esclerose múltipla, prestar atendimento gratuito para pacientes e familiares, bem como capacitar médicos e profissionais da área da saúde.

No primeiro dia da ação, a equipe do CREMPB oferecerá atendimento em Campina Grande, cidade que tem a segunda maior concentração de pessoas diagnosticadas com esclerose múltipla. No dia seguinte, a caravana partirá para Patos. “A ideia é proporcionar uma assistência integral para pacientes e familiares bem como orientar a classe médica e profissionais da área da saúde. A esclerose múltipla é uma doença que exige um cuidado adequado e individualizado” explica Bianca Etelvina Santos de Oliveira, neurologista e coordenadora do CREMPB.

Entre os serviços que serão oferecidos pela equipe de profissionais da área da saúde do CREMPB estão: atividades de educação continuada, triagem para confirmação de diagnósticos, renovação de receitas, dispensação de medicamentos e assistência médica aos pacientes. Não há a necessidade de inscrição prévia.

O circuito de ações se estenderá até Caicó/RN, a fim de prestar consultoria para abertura de um ambulatório especializado para doenças desmielinizantes, criado pelo Dr. Iury Hélder Santos Dantas, neurologista e professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM). “Nesta 5ª edição da caravana, iremos passar por locais de fácil acesso aos pacientes da região e cidades próximas. Estamos preparados para atender o maior número de pessoas possível,” finaliza a especialista.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //