Saúde

Maternidade de JP revela as vantagens da fisioterapia obstétrica para a mãe e o bebê


20/04/2022

(Foto: divulgação/Unimed-JP)

Portal WSCOM



As mães atendidas na Maternidade Josvaldo Rodrigues Ataíde da Unimed João Pessoa agora têm acesso à fisioterapia obstétrica. O serviço, que busca ampliar a qualidade da experiência no parto e pós-parto, está disponível para auxiliar gestantes e puérperas.

Com o objetivo de preparar as mulheres para um parto mais tranquilo e uma recuperação mais saudável, a fisioterapia na obstetrícia oferece benefícios significativos tanto para a mãe quanto para o bebê, já que o serviço fisioterapêutico estimula a lactação, promovendo uma amamentação adequada.


DIMINUIÇÃO DA DOR

A coordenadora médica da maternidade da Unimed JP, Yara Villar, explica que a fisioterapia na obstetrícia é um recurso muito importante para estas mulheres. Isto porque, além de atenuar a dor na hora do parto, garantindo a diminuição das doses de reforço analgésico, este tipo de fisioterapia também ajuda a reduzir o tempo do trabalho de parto, seja ele normal ou cesárea.

“A fisioterapia ajuda muito a mulher gestante. Ela respeita todas as modificações do organismo dessa mulher e colabora para que o nascimento do bebê seja confortável, também, para a mãe, de modo que ela esteja pronta para receber seu filho neste momento tão importante”, comenta Yara Villar. A coordenadora médica esclarece que, ao longo da gestação, a mulher passa por diversas mudanças físicas que podem gerar incômodos, como inchaço, dores nas costas e o surgimento de varizes, e a fisioterapia na obstetrícia leva tudo isso em consideração, priorizando o bem-estar da paciente.


PRÉ E PÓS-PARTO

No pós-parto, os recursos fisioterapêuticos são responsáveis pela garantia de uma boa recuperação para a puérpera. É a fisioterapia que auxilia a mulher a retornar à condição pré-gestacional. Depois que o bebê nasce, esta ferramenta trata desconfortos e disfunções decorrentes da gravidez ou que tenham surgido durante o parto.

 

DIFERENCIAIS

A maternidade Josvaldo Rodrigues Ataíde da Unimed João Pessoa fica no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. A unidade conta com 16 leitos, duas salas de pré-parto e parto humanizado e dispõe de um Posto de Coleta de Leite Humano. Além disso, um diferencial no acolhimento das gestantes e suas famílias é o Espaço Maternar, onde a equipe da maternidade oferece todo o suporte necessário neste momento.

Nas salas de pré-parto e parto, há iluminação controlada e sonorização; banheiro com chuveiro com água quente para ajudar a diminuir as dores e a tensão; banheira descartável; bola apropriada; cavalinho; banqueta; e barra. Tudo isso para tornar o parto uma experiência ainda mais especial para a mulher e toda a família.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.