Saúde

Secretário de Saúde de JP defende liberação do uso máscaras em ambientes abertos e fechados


17/03/2022

O secretário de Saúde de João Pessoa, Luíz Ferreira Filho (Foto: divulgação/Secom-JP)

Redação/Portal WSCOM



O secretário de Saúde de João Pessoa, o médico Luís Ferreira, defendeu, nesta quinta-feira (17), a liberação de máscaras em ambientes abertos e fechados na capital. Segundo ele, a descontinuação do uso do equipamento de proteção é uma resposta ao estágio em que se encontra a pandemia da covid-19, pois o atual cenário epidemiológico na cidade segue em declínio dos números, o que permite a medida.

“Para defendermos o uso de máscaras foi preciso levantar os dados, e nos debruçarmos sobre esses dados da pandemia para restringir ou não o uso. Então, se a gente avalia para restringir, temos que avaliar também para liberar conforme assim os fatos se dão. Nós convivemos com essa doença há dois anos. É uma doença nova e estamos aprendendo a conviver com ela. É só você olhar as estatísticas. Morrer de covid-19 nessas novas ondas está sendo uma exceção”, disse em entrevista a Rádio Arapuan FM.

Luís Ferreira ressaltou que as medidas de flexibilização devem seguir os mesmos critérios das restritivas. “Se para restringir eu observo o número de novos casos, ocupação na rede hospitalar, eu tenho que adotar esses mesmos critérios para flexibilizar”, disse.

O secretário disse ainda que defende a liberação do uso de máscara em áreas abertas e fechadas, mas com a exceção para as pessoas que possuem alguma comorbidade. “Nós tiraríamos a obrigatoriedade de máscara. É importante que tenhamos cautelas. Podemos facultar, para quem tem problemas continuar usando as máscaras”, avaliou o gestor da pasta.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.