Política

Governo da Paraíba propõe reajuste de 31,3% para professores do estado e categoria deve aceitar oferta


20/01/2022

O secretário de Estado da Educação, Cláudio Furtado

Redação/Portal WSCOM



O Governo da Paraíba propôs um reajuste de 31,3% para os professores da Rede Estadual de Ensino. De acordo com o secretário de educação, Cláudio Furtado, a proposta foi feita durante reunião realizada nesta quarta-feira (19) com representantes da categoria.

“A gente sabe da importância da valorização da classe. O governador fez uma proposta ontem que é um índice de 31,3% já a partir de janeiro para todos os profissionais do magistério. Se houver uma portaria do FNDE, que eleve esse valor para 33,33%, esse valor será pago com o retroativo”, disse em entrevista à rádio Correio 98 FM, nesta quinta-feira (20).

O presidente da Associação dos Professores em Licenciatura Plena do Estado da Paraíba (APLPB), Bartolomeu Pontes, disse que os professores deliberaram por acatar a proposta de reajuste de 31.3% oferecida pelo Governo do Estado. Segundo Bartolomeu, a oferta atendeu aos anseios da categoria.

“A proposta foi aceita de forma já esperada porque o aumento teve uma boa receptividade junto à categoria”, afirmou em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádios, nesta quinta-feira (20).

“Os professores queriam 32,23%, uma diferença mínima da proposta do governo, então foi bem recebido pela categoria e temos a agradecer aos professores pela luta para alcançar seus objetivos”, acrescentou.

O presidente da APLPB informou ainda que haverá uma reunião nesta sexta-feira (21) para confirmar a decisão, mas considera que não haverá mudanças na definição. “O resultado será positivo porque houve receptividade em todo o Estado da Paraíba”, concluiu.

 

Volta às aulas

Cláudio Furtado disse durante a entrevista que a volta às aulas na Paraíba a partir do mês de fevereiro está confirmada, mesmo diante do aumento de casos de Covid-19 e do surto de gripe no estado. “A gente volta ainda de forma híbrida, mas aumentando a quantidade de horas presenciais. Terminamos o ano passado com 30% do conteúdo presencial e 70% remoto e vamos passar agora para 50% e 50%”, declarou.

O secretário revelou ainda que será realizada no mês de março uma nova rodada de testagem de covid-19 nos estudantes. A ação irá avaliar a prevalência de infecção pelo novo coronavírus e ponderar a definição pela volta ou não das aulas presenciais.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //