Saúde

Geraldo Medeiros afirma que crianças que receberam dose irregular serão revacinadas; SES irá assumir imunização em Lucena


17/01/2022

(Foto: reprodução)

Redação/Portal WSCOM

Cerca de 60 crianças foram vacinadas contra Covid-19 com imunizantes da Pfizer para adultos e vencidos no município de Lucena, Região Metropolitana de João Pessoa. O erro aconteceu em um assentamento na Zona Rural. A orientação para a vacinação teria partido de uma agente comunitária de saúde que atua na localidade. O caso esta sendo acompanhado pelo Ministério Público Federal (MPF).

Segundo o secretário de Estado da Saúde Geraldo Medeiros, as crianças tomaram a vacina irregular em dezembro. Ele falou ainda que quando a SES realizou o treinamento para a vacinação de crianças o Município de Lucena não participou da capacitação.

“Na sexta à noite nós tomamos conhecimento desse episódio triste que ocorreu em Lucena, em que crianças foram vacinadas em dezembro, antes da chegada das vacinas pediátricas, com vacinas de adultos, que tem três vezes a dosagem e, além disso, vencidas. Imediatamente c comunicamos ao Ministério Público Federal que ontem (16), já realizou a oitiva da técnica de enfermagem, e durante a semana estará ouvindo também outras pessoas que participaram dessa ação de vacinação e somente o MPF poderá apurar a culpabilidade ou não de algumas pessoas”, disse Medeiros à TV Cabo Branco.

O secretário disse ainda que nenhuma das crianças apresentou eventos adversos graves e que elas deverão ser revacinadas com a dose indicada as crianças de acordo com o calendário de imunização para o grupo.

“Felizmente as crianças não apresentaram eventos adversos graves. Todas elas estão em casa, evoluindo bem, e um dos fatores que contribuiu para isso, é que as vacinas eram vencidas, portanto seu fator de imunogenicidade é menor e consequentemente os eventos adversos menores. A orientação do Programa Nacional de Imunização é de que no espaço de quatro semanas nós possamos revacinas essas crianças com a dosagem pediátrica, que representa 1/3 da dose do adulto, e com vacinas em pleno estado de validade”, declarou.

De acordo com o secretário, a SES planeja assumir a vacinação de crianças temporariamente em Lucena, embora não seja nossa atribuição da pasta, tendo em vista que há uma fragilidade evidente em relação à imunização desse público no município.

 

Entenda o caso

No sábado (15), a Prefeitura de Lucena anunciou,  o afastamento de uma profissional de saúde do Município responsável por aplicar em crianças com menos de 11 anos vacinas contra Covid destinadas a adultos.

Os pais das crianças que receberam o imunizante errado só se deram conta do problema quando viram pela TV a notícia da chegada dos imunizantes para o público infantil, na última quinta-feira (13). “Fiquei desnorteada. Procurei o posto de saúde, mas estava fechado. Fiquei indignada, com raiva e também com muito medo”, disse uma das mães, em entrevista à TV Correio.

A diferença entre as vacinas indicadas para o público de 5 a 11 anos está na dosagem, composição e concentração de RNA mensageira. A dose infantil equivale a ⅓ da que é utilizada em adolescentes e adultos. Além disso, a cor dos frascos da vacina infantil é diferente.

Em nota, o prefeito de Lucena, Léo Bandeira, lamentou a falha e disse que a profissional responsável pela aplicação das vacinas agiu sem autorização.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //