Saúde

Secretário admite reavaliação da liberação de grandes eventos na Paraíba e não descarta volta de restrições


11/01/2022

O médico Geraldo Medeiros, secretário de Estado da Saúde da Paraíba. (Foto: arquivo/Secom-PB)

Portal WSCOM



O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, declarou nesta terça-feira (11) que o Estado deve analisar os quadros da Covid-19 e da gripe H3n2 com o governador João Azevêdo. Ele não descartou um retorno do aumento das restrições em eventos, mas disse que a decisão caberá a João.

“Tivemos essas medidas adotadas agora, ontem na Bahia, em Pernambuco. A Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba como sempre ao longo da pandemia está vigilante monitorando, analisando todos esses fatos nos reuniremos com o governador e aí sim o governador irá decidir  quais as medidas que nós informamos a ele quais serão adotadas”, declarou à Tv Tambaú.

Medeiros apontou que “há necessidade de reavaliação desses eventos com grandes aglomerações com surgimento da H3N2 e estamos na vigência de uma epidemia e também com a predominância da variante ômicron e tenderá a ocorrer nesses 15 a 20 dias aqui no Estado”.

O secretário ainda criticou os eventos com grande aglomeração que ocorreram na Grande João Pessoa particularmente nos últimos fins de semana. Um acréscimo no número de casos de Covid-19 e gripe é esperado.

“É uma preocupação e com certeza produzirá um aumento no número de casos. existe um decreto estadual estabelecendo que pode ocupar 80% desses espaços, no entanto surgiram fatos novos, o H3N2  é uma doença que nós não temos uma vacina ainda que proteja e consequentemente em um ambiente desse que as pessoas se aglomeram diante de um palco e na entrada do evento mesmo com a necessidade da apresentação do passaporte vacinal o risco de contaminação é muito elevado. As pessoas retiram máscaras, ingerem bebida alcoólica, cantam, gritam. Então esse é o ambiente propício para transmissão”, disse ainda. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.