Saúde

Infectologista alerta para surto de gripe e lotação de UPAs da capital: “Estamos numa epidemia dentro da Pandemia”


26/12/2021

O médico infectologista Fernando Chagas. (Foto: reprodução)

Redação/Portal WSCOM

O diretor geral do Complexo Hospitalar de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga, o infectologista Fernando Chagas alertou a população neste sábado (25), através das redes sociais, para um surto de gripe na região metropolitana de João Pessoa. Segundo o médico, as Unidades de Pronto Atendimento da capital estão lotadas de pacientes infectados pelo vírus influenza.

Na última terça-feira (21), a Secretaria de Saúde da Paraíba já havia confirmado a circulação comunitária do vírus Influenza A, com subtipagem para H3.

A nova cepa da influenza, batizada de H3N2 Darwin, que causa a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), tem se alastrado pelo país no último mês e causados mortes em alguns estados, a exemplo do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia.

A infecção pelo H3N2 gera sintomas respiratórios clássicos, causando mal-estar e é considerada mais perigosa para idosos, crianças e pessoas com comordidades. As principais reações são: coriza, tosse, dores no corpo, de cabeça e também de garganta, além de indisposição e febre.

Veja o alerta do médico:

 

Na última sexta-feira (24), a Secretaria Municipal de Saúde recomendou a população para procurar as unidades de saúde da família ao sentir os primeiros sintomas tradicionais da gripe.

“O médico é o profissional capaz de diagnosticar a doença, medicar e encaminhar para a rede municipal para o tratamento adequado”, declarou a diretora de Assistência Básica à Saúde de João Pessoa, Rayana Coelho.

Segundo a SMS, a Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria, garante o diagnóstico da síndrome gripal em 96 unidades de saúde da família, com atuação de 203 equipes para atender a demanda. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com intervalo das 11h ao meio dia para o almoço.

“Nos finais de semana e feriados, quem apresentar sintomas gripais pode procurar as quatro UPAs da rede municipal, distribuídas nos bairros do Valentina, Bancários, Manaíra (Oceania) e Cruz das Armas”, acrescentou a diretora.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.