Saúde

Nascimento saudável: ISEA reativa Centro de Parto Normal para realização de procedimentos humanizados

A unidade realiza partos do tipo normal e de forma humanizada, atendendo a todos os desejos das gestantes para um parto o mais confortável possível.


11/07/2021

O Instituto de Saúde Elpídio de Almeida reativou, neste sábado (10), o Centro de Parto Normal. (Foto: Divulgação/PMCG)

Portal WSCOM



Com a abertura da Unidade Obstétrica de Superação da Covid (Unidos), o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA) reativou, neste sábado (10), o Centro de Parto Normal (CPN), para realização de procedimentos humanizados. Construída em 2016, a estrutura do CPN vinha sendo utilizada para a internação de gestantes com covid.

A unidade realiza partos do tipo normal e de forma humanizada, atendendo a todos os desejos das gestantes para um parto o mais confortável possível. O Centro tem cinco salas de parto, algumas equipadas com chuveiro especial para parto no banho, banheira, cadeira especial e macas específicas para o procedimento. Além dos médicos, também trabalham na unidade enfermeiras obstétricas que utilizam diversos recursos para satisfazer a vontade das mulheres e favorecer o nascimento saudável.

Para serem atendidas no CPN, as mulheres precisam atender a uma série de requisitos, como fazer todas as consultas de pré-natal e não apresentar fatores de risco. O objetivo é incentivar o parto normal, que é mais saudável para os bebês e para as mamães. “Estamos extremamente felizes em poder devolver este serviço tão importante para as mulheres”, disse a diretora do ISEA, médica Suelem Taís.

Desde 2013, o ISEA vem conseguindo ampliar o número de partos normais, em detrimento dos procedimentos cirúrgicos. Só no CPN, eram realizados cerca de 500 procedimentos por ano. Poucos meses antes da pandemia, o serviço foi habilitado pelo Ministério da Saúde, o que atesta a qualidade do atendimento prestado no local.

A maternidade, que é a maior do Estado da Paraíba e que está completando 70 anos de fundação, atende gestantes de 160 municípios e realiza mais de 7 mil partos por ano, vem passando por diversas melhorias, com ampliação de estrutura, abertura da ala Unidos, ampliação da UTI Neonatal, entre outros avanços.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.