Brasil & Mundo

Governadores solicitam audiência virtual com Secretário Geral da ONU para intermediar mais vacinas para Brasil


30/03/2021

Por Walter Santos

Confirmado: os governadores do Brasil autorizaram o Coordenador do tema Estratégia para a vacina Covid-19, governador Wellington Dias, a solicitar formalmente nesta terça-feira, 30, pedido de audiência virtual com o Secretário Geral da ONU, Antônio Guterres, visando tratar da intermediação da ONU para resolver o envio de mais vacinas aos estados brasileiros.

No documento enviado à ONU, ao qual a reportagem da Revista NORDESTE teve acesso, diz textualmente que ” os Governadores dos Estados brasileiros dirigem-se solicitando a gentileza de agendar uma reunião, a ser realizada por meio de um vídeo de 30 minutos conferência, a fim de apresentar a carta intitulada Pacto Nacional em Defesa da Vida e da Saúde (Acordo Nacional pela Vida e Saúde), editado por este Fórum”.

Ainda no documento, o representante dos governadores afirma que “a gravidade da situação que o Brasil enfrenta atualmente no que diz respeito à a pandemia Covid-19 é conhecida por todos os estados membros das Nações Unidas (ONU)”.

Diz ainda que “elaborando um documento contendo diretrizes para adoção de medidas emergenciais que visem mitigar a calamidade do coronavírus no Brasil tornou-se ainda mais premente em vista da casos crescentes de doenças e mortes no país”.

E acrescenta: ” assim, um problema que levantou preocupações entre a comunidade científica em todo o mundo, bem como líderes mundiais. Como membro da ONU, o Brasil tem participado de esforços de ajuda humanitária em muitas ocasiões através de uma miríade de formas de engajamento em diferentes partes do mundo”.

Noutro trecho destaca: “Atualmente o país se tornou o epicentro da pandemia em curso, conforme seus registros mostram o maior número de mortes diárias, impulsionado pelo risco crescente de propagação de variantes do SARS-CoV 2, bastante contagiosas e letais”.

ATENÇÃO DO MUNDO – No documento, ele afirma com todas as letras que ” diante desse cenário, os governadores do Estados brasileiros clamam pela atenção do mundo, e por ajuda humanitária que possa potencializar as oportunidades de obter mais vacinas”.

Em nome do Forum, ele garante que “os governadores brasileiros concordaram em tomar medidas cautelares para fazer cumprir o distanciamento social. No entanto, a capacidade do público e do privado hospitais para atender a demanda atual entraram em colapso, e a falta de suprimentos médicos, como oxigênio e medicamentos para tratar pacientes com Covid-19, para não mencionar a falta de trabalhadores da saúde, colocaram o Brasil em uma situação terrível”.

Ele revela ainda um dado alarmante pois “além disso, mais de 3.000 mortes ocorrem no dia a dia, número assustador e que merece mais atenção das instituições e organizações que têm os meios e são capazes de unir esforços para superar crise sanitária devastadora”.

Por fim conclui afirmando que “assim, além de tais medidas, é inegável a necessidade de agilizar o processo de vacinação, principalmente nos próximos meses de abril e maio. Como os governadores brasileiros estão ansiosos para ouvir de você em breve, por favor aceitar suas garantias da mais alta consideração”.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //