Paraíba

Lacen-PB identifica primeiro caso de reinfecção por Covid-19 no Brasil


10/12/2020

Imagem meramente ilustrativa

Portal WSCOM



A Paraíba identificou o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus (Covid-19) no Brasil. A paciente é uma mulher, 37 anos, profissional de saúde, residente do Rio Grande do Norte e que trabalha no Estado. As amostras foram coletadas e analisadas pelo Laboratório de Vigilância Molecular Aplicada (LAVIMAP) da Escola Técnica de Saúde da UFPB em trabalho conjunto com o Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen- PB).

Segundo a Nota, a paciente apresentou um quadro de síndrome gripal (cefaleia, dor abdominal e coriza) em 17 de junho de 2020, tendo coletado amostra para realização de um teste de RT-PCR no estado da Paraíba, em 23 de junho de 2020, portanto, em tempo oportuno. O resultado do teste foi positivo, e a paciente cumpriu o seu período de isolamento recomendado com posterior recuperação.

Já em 11 de outubro de 2020 a paciente voltou a apresentar um quadro de síndrome gripal (astenia, mialgia, cefaleia frontal e distúrbios gustativos e olfativos), com coleta de amostra para realização de um novo teste de RT-PCR em 13 de outubro de 2020, também no estado da Paraíba, o qual também obteve um resultado positivo.

Nesse sentido, os procedimentos estabelecidos para investigação de possíveis casos de reinfecção foram realizados, em um trabalho conjunto dos setores de vigilância epidemiológica do estado do Rio Grande do Norte, município de Natal e do estado da Paraíba.

“A Secretária de Estado da Saúde reitera a importância da notificação dos casos suspeitos para Covid-19, bem como para investigação de possíveis casos de reinfecção, pelos profissionais de saúde. Além disso, reforçamos que as medidas de biossegurança precisam ser adotadas , como o uso correto de equipamentos de proteção individual em todos os momentos de sua atividade laboral”, diz trecho.

Confira na íntegra a nota:

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.