Saúde

“Esperar para abril é uma temeridade”, afirma Adalberto Fulgêncio sobre vacinação contra Covid-19


06/12/2020

Secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio

Cristiane Cavalcante com Walter Santos



O secretário municipal de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, declarou em entrevista ao Portal WSCOM que é preciso celeridade nos processos de compra de vacinas e estruturação das redes de saúde para imunização da população contra a Covid-19.

“Minha opinião é pública. Concordo com o CONASS (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde) e CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde). Temos que comprar as vacinas disponíveis no mercado internacional já testadas e aprovadas. Esperar para abril é uma temeridade”, declarou.

De acordo com Adalberto Fulgêncio não são apenas as vacinas que precisam ser adquiridas com urgência, diante da busca veloz do mundo pelo produto, mas todo um aparato para armazenamento e distribuição do material. “As vacinas têm estoques limitados e requerem uma logística que envolve aquisição de seringas, agulhas, caixas térmicas, câmaras refrigeradoras e dependendo da vacina ainda caminhões adequados para transporte. Bem como definir previamente os grupos prioritários para evitar uma busca desenfreada aos postos de saúde”, afirmou.

O secretário municipal de saúde disse ainda que “depois de comprar (a vacina) ainda temos que montar (uma estrutura) e não é de guerra, é sanitária, é para salvar vidas”, enfatizou Adalberto Fulgêncio.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.