Saúde

Segundo ‘Dia D’ da Campanha de Multivacinação e vacinação contra a Poliomielite em João Pessoa supera todas as capitais do Nordeste

Os dados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, que registrou um total de 20.649 crianças vacinadas na Capital desde o início da Campanha.


01/11/2020

João Pessoa atingiu 47,97% do público alvo no segundo ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite. (Foto: Divulgação/ Secom-JP/ Ivomar Gomes Pereira)

Portal WSCOM

No segundo ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite, realizado neste sábado (31) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), João Pessoa atingiu 47,97% do público alvo, ficando com a melhor média entre todas as capitais do Nordeste e acima da média nacional, que é de 47,34%. Os dados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, que registrou um total de 20.649 crianças vacinadas na Capital desde o início da Campanha.

O público alvo da campanha, estabelecido pelo Ministério da Saúde, é de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade para a Multivacinação. Já a campanha contra a poliomielite foi voltada para as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Mesmo com os bons índices alcançados neste sábado (31), a campanha seguirá acontecendo até o dia 20 de novembro.

De acordo com o chefe da seção de imunização da SMS, Fernando Virgolino, as doses serão aplicadas em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e das 12h às 16h; nas Policlínicas Municipais, de segunda a sexta, das 7h às 17h; e no Centro Municipal de Imunizações (CMI), também de segunda a sexta, das 8h às 16h. Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis podem ligar para o telefone: 3212-3371.

“Gostaria de parabenizar todos os profissionais envolvidos no processo de vacinação, diretamente ou indiretamente, mas conto com a ajuda de todos para a continuidade da campanha, que foi prorrogada para que alcance um número ainda maior de crianças e adolescentes, para que eles sejam vacinados e fiquem com o cartão de vacinas atualizado”, ressaltou.

Vacinação – As vacinas têm como objetivo simular, de forma segura, uma doença infecciosa, sem causar a doença nem efeitos colaterais graves. A partir do momento que as doses são aplicadas, a vacina desencadeia uma série de reações imunológicas, que levam a um estado de proteção (imunidade protetora) contra a doença para a qual a vacina foi desenvolvida.

Para a maioria das vacinas atualmente disponíveis, a imunidade protetora é atribuída à produção de anticorpos que reconhecem o patógeno, agente causador de doença e, o impedem de se multiplicar e causar a doença no indivíduo já imunizado. Dessa forma, quando nosso organismo é atacado por um vírus ou bactéria, nosso sistema imunológico, que atua na defesa, dispara uma reação em cadeia com o objetivo de frear a ação desses agentes estranhos.

Ranking entre as capitais do Nordeste:

João Pessoa: 47,97%

Recife: 39,28%

Natal: 34,48%

Fortaleza: 29,44%

Teresina: 15,02%

Salvador: 14,21%

Maceió: 22,25%

Aracaju: 31,47%

São Luís: 19,91%



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.