Saúde

A velocidade dos exames no auxílio da pandemia


08/06/2020

Imagem ilustrativa - Teste de exame para novo coronavírus

Portal WSCOM



Sabemos que tem aumentado e muito o número de pessoas a procura pelos exames de teste rápido quantitativo que vem auxiliando no controle da Pandemia, nos laboratórios. A nossa rede de laboratórios Maurílio de Almeida já vem fazendo esse trabalho desde o início do isolamento social

Em virtude de emergência internacional relacionada ao Coronavírus – SARS – CoV – 2, a ANVISA desde abril, autorizou em caráter temporário e excepcional, a utilização de “testes rápidos” (ensaios imunocromatográficos) para pesquisa de anticorpos ou antígeno em Farmácias com Licença Sanitária  e nos Laboratórios de todo país e isso tem sido bem administrado.

O gestor do Ministério da Saúde defende que o enfrentamento da pandemia não se resume à testagem, mas exige um amplo trabalho de vigilância para controlar a disseminação da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, para cumprir a meta prevista para até o fim de maio passado, dobraram os 8 milhões de testes já enviados aos Estados. O país desenvolveu parcerias público-privadas com laboratórios para conseguir chegar a 17 milhões de testes neste mês de junho.

De acordo com o médico Fábio Rocha, o trabalho segue para combater o Covid 19. “Nós que trabalhamos com saúde não paramos de buscar mais informações e seguimos realizando o testes que tranquilizam as pessoas, mas é importante manter o isolamento e as determinações, o uso de máscaras, lavar as mãos e ter todos os cuidados ao sair de casa, se necessário”, disse Rocha.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.