Saúde

Secretário vê risco em João Pessoa com leitos de UTI sendo ocupados rapidamente; lockdown é estudado


07/05/2020

Portal WSCOM



O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, reiterou nesta quinta-feira (7) que João Pessoa está correndo o risco de ter um colapso no sistema de saúde. Ele participou de sessão com vereadores de Campina Grande e alertou para o perigo de uma possível flexibilização do isolamento na cidade.

“Se as pessoas não ficarem em casa vamos ter um colapso na rede hospitalar brevemente, principalmente na grande João Pessoa, onde os leitos de UTI estão sendo ocupados rapidamente. Quanto mais leitos são abertos, mais rapidamente estão sendo ocupados. Se persistir essa resistência de adesão ao isolamento, chegará ao colapso”, alertou.

O “lockdown”  está descartado em Campina Grande, pelo menos por enquanto. Mas Geraldo Medeiros informou que essa possibilidade já está sendo estudada em João Pessoa. “A região da grande João Pessoa é a nossa maior preocupação nesse momento”, disse.

Medeiros lembrou que Campina Grande está numa situação mais confortável, com leitos disponíveis e elogiou o trabalho que está sendo feito na cidade. Por outro lado, expressou sua preocupação com a possível flexibilização do isolamento social em Campina Grande. Ele lembrou que se houver um relaxamento, os números de casos positivos vão subir e o sistema de saúde do município ficará sobrecarregado.

Geraldo Medeiros desmentiu a informação de que os hospitais de Campina Grande passaria a receber pacientes da capital acometidos pelo Covid-19. Segundo ele, essa possibilidade está totalmente fora de cogitação. Mas voltou a defender o aumento nas medidas de isolamento em João Pessoa e em Campina Grande.

O secretário esclareceu que a distribuição e reposição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) está acontecendo normalmente em toda rede hospitalar do Estado; também comentou sobre a aquisição de 310 mil  testes rápidos, sendo as primeiras 8 mil unidades entregues utilizadas nos profissionais da saúde e da segurança pública. .

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.