Educação

Tecnologia permite estudar exatas em qualquer lugar

Aprendizado além das salas de aula e, dependendo do caso, na palma da mão. A evolução tecnológica permite que a informação esteja mais acessível, ao alcance nos celulares.


24/04/2020

Portal WSCOM

Se as pessoas já se habituaram a usar o aparelho para organizar as vidas, pagar contas, socializar em textos, fotos e vídeos, por que não aproveitar para estudar?  Afinal de contas, a pesquisa  TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) Educação em 2016 já apontava que o percentual de uso do celular para atividades escolares era de 52% entre os alunos do 5º e 9º ano e de 74% entre alunos do Ensino Médio.

Atualmente, o mundo passa por um período de isolamento social para achatar a curva de crescimento da transmissão do novo coronavírus – e sim, a matemática tem tudo a ver com essa decisão.

Portanto, aquele tempo que parecia perdido em uma sala de espera, em uma fila, em um engarrafamento agora pode ser empregado dentro de casa para ampliar a compreensão de conteúdos como a Lei de Faraday, por exemplo, e estar pronto para quando as aulas voltarem.

Abaixo, segue uma lista com aplicativos úteis agora e depois que a rotina de estudante for retomada.

RealCalc Scientific Calculator

Quem estuda pelo celular já esbarrou na seguinte situação: como fazer contas usando a calculadora do aparelho?

Por isso, esse aplicativo, disponível apenas para Android, é um apoio para resolver equações e raízes. Ele possui todas as funções padrão de uma calculadora científica. Assim, permite que o estudante faça os cálculos e fixe o conteúdo.

Responde Aí

Criada em 2014, é a principal plataforma de estudos para alunos do ensino superior de cursos de exatas. Em março de 2018, lançou sua versão em formato de aplicativo para celular, permitindo acesso a diversos conteúdos das principais matérias, como cálculo, física, álgebra linear e estatística.

Não entendeu a Lei de Lenz? Pode consultar os resumos gratuitos, mais de 1.200 aulas em texto e vídeo, 52 mil exercícios resolvidos passo a passo, listas e provas antigas resolvidas das principais universidades do Brasil, além de mais de 100 “aulões”, que explicam a matéria de forma dinâmica e descontraída em apenas 2h.

O aplicativo do Responde Aí está disponível nas lojas para Android e iOS

Photomath

Este aplicativo permite acompanhar o passo a passo da resolução de uma equação. O estudante aponta um problema matemático com a câmera do celular; em seguida, cada etapa da resposta surge na tela, para o usuário entender o processo até o resultado.

Está nas lojas de aplicativos de Android e iOS e aborda de operações simples até derivadas e integrais. Além disso, reconhece letras manuscritas e resolve contas em tempo real.

iMathematics

Tem testes de mais de 70 tópicos em explicações simples e claras de conceitos matemáticos.

Se quiser, o usuário pode criar um perfil para acompanhar o desempenho nos testes nas diferentes áreas da Matemática – e ter a percepção em quais está bem e em quais precisa melhorar.

Está disponível em Inglês, Espanhol e Italiano. Possui calculadora interativa e permite resolver de forma detalhada questões complexas.

Está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Química

Imagina poder ter a tabela periódica de Mendeleev, a tabela de solubilidade e calculadora de massas molares em um só lugar?

É o objetivo deste aplicativo. Ele ainda ajuda com química orgânica e inorgânica, a descobrir reações químicas, a resolver equações químicas com uma ou várias variáveis desconhecidas

A tabela periódica, informações dos elementos químicos, salvar equações e usá-las quando estiver off-line também fazem parte Química, que está disponível tanto para iOS e para Android.

Graphing Calculator – Algeo/Analyze Functions

Entender gráficos e funções e ser capaz de executá-las estão entre os grandes desafios da Matemática que são base para várias outras disciplinas, como cálculo e física.

O Graphing Calculator oferece a chance de simplificar o processo, com o benefício de não precisar de conexão com a internet.

Disponível para Android, a interface permite o uso para cálculo, como calculadora científica e como uma calculadora gráfica gratuita, ajudando com todas as funções matemáticas.

Conteúdo Experta media.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //