Paraíba

Geraldo Medeiros alerta sobre relaxamento do isolamento em CG e diz que casos podem disparar se medida for adotada

Geraldo Medeiros afirmou ainda que a Paraíba é a unidade federativa do Brasil que menos recebe recursos do Governo Federal para lidar com a pandemia do novo coronavírus.


13/04/2020

Na imagem o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros

Portal WSCOM

“Às pessoas de Campina Grande vai esse aviso: se retornarem, teremos maior número de casos, pico de incidências e maior número de morte, do seu pai, seu avô e seu bisavó”. Foi com essa frase que o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, alertou a população de Campina Grande sobre um possível relaxamento e a volta das atividades na cidade, prevista para o próximo dia 20. Segundo ele, se isso ocorrer, o número de casos de Covid-19 na Rainha da Borborema pode disparar e chegar a mais de 700.

Já sobre os recursos oriundos do governo federal para o combate à pandemia no Estado, Geraldo Medeiros afirmou que a Paraíba é a unidade federativa do Brasil que menos recebe verba para lidar com o coronavírus e que existe um “desvirtuamento” claro nessa distribuição.

“Existe um desvirtuamento que sobrecarrega o tesouro estadual”, disse ele em entrevista ao programa Bom dia Paraíba, da TV Cabo Branco.

Sobre as subnotificação dos casos de Covid-19 no estado, o secretário admitiu que elas existem e acabam se tornando normal devido a demanda dos casos. Elas vem ocorrendo depois de o ministro Luiz Henrique Mandetta ter solicitado, em 20 de março, que todos os casos suspeitos, independentemente da gravidade, fossem notificados por estados e municípios.

Geraldo garantiu, no entanto, que o Estado tem feito esforços para amenizar esse problema. “Essa semana vamos liberar os testes rápidos, e o Lacen está fazendo 120 testes por dia, o PCR, que é o teste mais seguro”, disse. “Nós já temos 10 mil testes rápidos, que recebemos do Ministério da Saúde, e o estado comprou mais 200 mil, que estamos aguardando chegar”.

 

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.