Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

O significado cultural do “Chá Solidário”


04/11/2016

Foto: autor desconhecido.

Foi entusiasmadora a experiência vivenciada no Antigo Hotel Globo, ontem ao final da tarde, por ocasião da realização do Chá Solidário, promovido pela primeira dama do município, senhora Maisa Cartaxo. O sucesso do evento se deu, não apenas quanto aos objetivos beneficentes, mas, também, pela oportunidade oferecida para que muita gente passasse a conhecer esse novo espaço cultural da cidade.

As pessoas não têm o costume de ir ao Centro Histórico a passeio, ainda mais quando se sabe a situação de abandono a que esteve relegada essa importante área da Capital. A expressão dos participantes do evento, ao chegarem ao local, era inicialmente de deslumbramento com o cenário até então desconhecido por muitos, mas igualmente de surpresa positiva com a constatação de que a cidade estava ganhando um novo equipamento turístico, com potencial para desenvolver atividades em que se poderiam misturar história, cultura e lazer.

O Antigo Hotel Globo, agora totalmente restaurado, significa o início de um tempo em que o Varadouro, onde se concentra a maior parte do nosso patrimônio cultural e arquitetônico, ganhe nova vida, atraindo turistas e os próprios habitantes de João Pessoa, promovendo assim uma reciprocidade entre público e produção cultural. Será um espaço multiuso, acolhendo todas as manifestações das artes e da cultura de nossa terra, onde poderão ser realizadas exposições, reuniões, palestras e eventos diversos que promovam nossos valores culturais.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da COPAC – Coordenadoria do Patrimônio Cultural da Cidade, em articulação com a FUNJOPE – Fundação Cultural de João Pessoa, está definindo uma vasta programação de atividades, apoiada pelas Secretarias do Planejamento e Educação, no sentido de consolidar o Antigo Hotel Globo como o novo centro das artes e da cultura de nossa capital.

O prefeito Luciano Cartaxo tem procurado dar efetividade ao processo de resgate da importância de preservação do nosso patrimônio cultural e da divulgação e valorização do Centro Histórico pessoense. O Antigo Hotel Globo assume uma simbologia muito interessante nesse contexto. Com essa visão, determinou a execução de um projeto de educação patrimonial, que desenvolverá sentimentos de apropriação, afetividade e pertencimento dos nossos valores histórico-culturais.

O evento de ontem nos deu a certeza de que a sociedade paraibana, abraçará essa causa com entusiasmo, pelo que se constatou das manifestações de aplausos à iniciativa e o desejo de participação do programa cultural planejado. O “Chá Solidário, portanto, foi a marca brilhante da retomada dos movimentos culturais que proporcionarão a revitalização do Centro Histórico de João Pessoa.
 


 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.