Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

A segurança no Centro Histórico


15/10/2016

Foto: autor desconhecido.

 

Tenho experimentado recentemente a honra e a satisfação de poder participar das ações do governo municipal que objetivam preservar e revitalizar o nosso Centro Histórico, cujo acervo cultural é um dos mais belos e importantes do Brasil. São muitas as intervenções, algumas concluídas, outras em execução, além de várias que estão em fase de conclusão dos projetos executivos.

Em agosto, o prefeito Luciano Cartaxo devolveu à cidade o Antigo Hotel Globo totalmente restaurado, onde irão funcionar a Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa, o Centro de Referência do Artesanato da Cidade e o Memorial do Hotel, graças ao mobiliário e peças de louças e prataria, que nos estão sendo cedidos por comodato pela família dos antigos proprietários. O prédio já está aberto à visitação pública, e intensa programação vem sendo elaborada, visando transformá-lo num equipamento de promoção da cultura paraibana e de seu fortalecimento como atração turística.

Todavia, a gestão municipal tem consciência de que há a necessidade de oferecer um ambiente de tranquilidade para os turistas, assim como aos que trabalham e moram no local. A área em que se localiza o antigo hotel, tem sido a mais visitada do nosso Centro Histórico e, por isso mesmo, merece ser tratada com maior atenção. Ali é um ponto de efervescência cultural. Daí a decisão de instalar um posto fixo da Guarda Municipal, ao lado da Igreja São Frei Pedro Gonçalves, atendendo, inclusive, a uma demanda da comunidade, representada por movimentos sociais, entre os quais o Varadouro Cultural.

O Posto já está em funcionamento, aguardando apenas que a Polícia Militar do Estado se incorpore a esse esforço do governo municipal, conforme já havia sido acertado em várias reuniões realizadas com esse objetivo. Lamentavelmente, percebe-se, de última hora, uma resistência da segurança pública estadual em confirmar a parceria anteriormente combinada.

Entretanto, a edilidade pessoense cumpriu a sua parte, embora não seja a segurança pública a sua função institucional. De qualquer forma, já se faz presente garantindo segurança aos frequentadores do espaço público no entorno da Praça Antenor Navarro, bem como dos monumentos que formam o nosso rico acervo do patrimônio histórico paraibano.

O importante para nós é a consciência tranquila de que estamos cumprindo a nossa parte, na medida do possível, num esforço de fazer com que João Pessoa se afirme, cada vez mais, como um destino de atração turística do nosso país. Conforme determinação do prefeito Luciano Cartaxo, outros pontos de frequência do Centro Histórico serão contemplados com medidas que possam contribuir para as políticas de segurança pública na área em que a cidade nasceu. O secretário Geraldo Amorim, responsável por essa tarefa, tem sido incansável na definição das ações neste sentido.
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.