Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

A nova Praça 1817


13/05/2016

Foto: autor desconhecido.

 

O prefeito Luciano Cartaxo tem demonstrado o quanto considera importante para a identidade cultural da nossa cidade desenvolver esforços no sentido de preservar o seu patrimônio histórico. A política de restauro e conservação do ambiente histórico de João Pessoa, tem sido marca de sua ação administrativa, revelando a consciência de que trata como fator primordial a valorização do nosso patrimônio cultural, por se constituir a manutenção de registro para a memória cultural da cidade.

Hoje a gestão municipal faz entrega da Praça 1817, totalmente restaurada, com o cuidado de manter o seu aspecto de origem. Piso renovado nos dois níveis do passeio público, nova escadaria, empraçamento com bancos na parte inferior, rampas para acessibilidade, redefinição do traçado do estacionamento, são jardinagem, paisagismo e iluminação, são intervenções que se faziam necessárias e que oferecem àquele ambiente uma beleza urbanística que alimenta o orgulho cidadão dos pessoenses.

A praça ganhou esse nome quando das comemorações do centenário da Revolução de 1817, também conhecida como Revolução Pernambucana, quando tombaram mortos quatro paraibanos, Antes era conhecida como Pátio das Mercês, porque ali existia a Igreja das Mercês, demolida no governo de Argemiro de Figueiredo (1935/40), última oportunidade em que recebeu tratamento de intervenção do poder público.

A exemplo da inauguração que se efetiva hoje, o prefeito já fez entrega à população a restauração de três outras praças do nosso sítio histórico: Independência, João Pessoa e da Pedra. Nesse projeto de revitalização da cidade antiga, a administração municipal promoveu a recuperação física da Casa da Pólvora, transformando-a num equipamento de multiuso cultural. Deverá assinar nos próximos dias a ordem de serviço do projeto “moradouro”, no Varadouro, recuperando casarões que se transformarão em unidades habitacionais e pontos comerciais, proporcionando condições de atrair novos habitantes para aquela região.

Ainda dentro dessa intenção de estabelecer a revitalização do Centro Histórico, estará sendo lançado o edital que ofertará possibilidades de financiamento para recuperação de imóveis privados, a custo subsidiado e prazo longo para pagamento.

Além do valor material e estético, a conservação do patrimônio cultural conserva em si elementos históricos do lugar e da população. A memória arquitetetônica da cidade enfim vem sendo objeto de cuidadosa preocupação do prefeito Luciano Cartaxo, na salvaguarda de nossos referenciais.
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.