Rui Leitão

Jornalista e escritor.

Geral

Antes do fax e do e-mail, o telex


24/07/2015

Foto: autor desconhecido.

 

Nos primeiros anos de minha atividade bancária, toda vez que ia à sala onde funcionava a secretaria do gabinete da Presidência, me impressionava um equipamento enorme, assemelhado a uma máquina de escrever, utilizado para as comunicações de interesse do banco. Era o telex, máquina que permitia, em tempo real, o envio e recepção simultâneos de mensagens escritas. Ainda não existiam o fax e o e-mail.

O telex revolucionou o sistema de comunicações no mundo inteiro, com terminais que se interligavam por uma rede igual à telefônica. As mensagens eram impressas em bobinas contínuas de papel. Ofereciam como vantagem, além da autenticidade documental dos seus impressos, o baixo custo operacional em relação à telefonia.

O aparelho de telex tornou-se muito útil no dia a dia das pessoas, principalmente no campo empresarial. Mas teve um setor que ganhou muito maior eficiência com o seu uso, o jornalismo. As informações que geravam notícias chegavam com muito maior rapidez, possibilitando à mídia melhorar a qualidade da cobertura jornalística, no aproveitamento da nova tecnologia a partir de então disponível.

O advento da internet fez substituir o telex, que sobreviveu até fins da década de noventa. Esse aparelho, com certeza, é desconhecido por quase a totalidade da geração atual. Podemos dizer que era o avô do fax e bisavô do e-mail. Mas até hoje guardo a lembrança do barulho característico da sua operação, na sala de trabalho que recebia o comando de Cândida Moreira, secretária da presidência do Paraiban. Ficava admirado com a agilidade com que Yeda do Valle digitava os textos das mensagens nos teclados enormes do aparelho de telex.

• Integra a série de textos “INVENTÁRIO DO TEMPO II”.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.