Geral

MARKETING EDUCACIONAL SE CONSOLIDA


18/11/2014

Foto: autor desconhecido.

   Multiplicam-se por todo o mundo eventos para públicos diferenciados. São feiras técnicas, da indústria, automóveis, logística, vestuário, moda, beleza, hotelaria, móveis, design, turismo, tecnologia, e muito outros. Grandes marcas investem milhões para promover relacionamento com o público alvo, fechar negócio, fazer lançamento de produtos, e outras ações de marketing.
No Brasil, grandes empresas de comunicação como Abril, Ed.Três, Folha de São Paulo, Eldorado, Globo e outras, perdem estabilidade e minimizam custos demitindo em taxas maiores que 50% de seus quadros. Um novo dado chama atenção: Porque mesmo apesar da ameaça da concorrência da comunicação via internet, estão sendo realizados e consolidados grandes eventos na área educacional a exemplo da Fliporto – Olinda, PE, com público médio de 80 mil pessoas; e Bienal do livro de São Paulo,180 mil ?
A educação é produto de valor, com altos custos. Os países, governos, empresas e famílias estão atentos; preocupados cada um em garantir suas competências no mercado. A família precisa encaminhar as novas gerações. As empresas precisam de recursos humanos, técnicos, especialistas, gestores, executivos. Tudo passa pela base da educação, das descobertas, das criações, do incentivo, dos investimentos.
Apesar dos nossos índices de alfabetismo assistimos enormes filas em busca por cursos técnicos, ENEM, Vestibulares, Pós graduação, Intercâmbio, Inglês, Espanhol, Cursos de Educação a Distância e outros. É natural dividir e segmentar o mercado. Associado ao trabalho educacional, cresce a demanda por suporte com logística de transporte, alimentação, material escolar, tecnologia, etc. Talvez por isso a consolidação de grandes eventos e investimentos. Ou seja, o público está ávido, buscando inovação e aperfeiçoamento no campo educacional com base em suas necessidades de sobrevivência. É isso.

* Itau registrou a marca com grande ação de marketing e valor na Fliporto.
* Ainda na Fliporto, o consultor Adriano Portela deu show com o curso de roteiro para cinema

 

CINECABEÇA E CINELITERÁRIO SÃO DESTAQUES
Enquanto editoras e distribuidores de livros brigam por espaço dentro de escolas, feiras e grandes eventos dois projetos incentivam com larga escala e destacam na área associando educação, arte e cultura. São: em Pernambuco, o Cinecabeça, coordenado pela produtora Andrea Mota, envolvendo mais de 3000 alunos de centenas de escolas da rede estadual, dando a oportunidade de iniciação à sétima arte; e o Cine Literário, coordenado pelo produtor Adailton Medeiros, da Pontocine, RJ, a maior exibidora de filmes brasileiros em todo o Brasil, vencedora de 9 prêmios. O Cine Literário estimula os acessos à leitura através do cinema e cinema através da leitura. Consiste em duas linhas de ações: envio de Midiotecas às Escolas Públicas, e Mostras com entrada franca, de dez Filmes Brasileiros, baseados em obras da Literatura Brasileira, seguidas de debates com os seus diretores e os escritores das respectivas obras que deram origem aos filmes. São exemplos como estes que fazem diferença.

Gil Sabino é jornalista e gestor de marketing.
g.sabino@uol.com.br


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //