Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

As novas Crises na Paraíba e seus efeitos


12/11/2015

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Ninguém se iluda ou brinque com o governador Ricardo Coutinho, pois se de fato ele decidir criar o Tribunal de Contas do Município nos moldes e/ou padrão do que existe no Brasil – em São Paulo, por exemplo – significará o mais forte golpe e desmantelamento do Tribunal de Contas do Estado como jamais se imaginaria.

Criado pelo ex-governador reformista João Agripino Filho, o principio e missão do Tribunal sempre se pautaram em acompanhar e se posicionar com rigor na avaliação das contas públicas no Estado, mas desprovido de qualquer outro elemento externo à análise contábil.

Nos últimos dias, entretanto, a “mosca azul” posou na Cúpula do Governo do Estado fazendo crescer consistentemente a tese com dados previamente sinalizados de que há movimento interno no TCE para reprovar as contas de 2014 na sessão possivelmente marcada para 17 de dezembro.

O QUE DANADO ACONTECE

Ressabiado com o recente posicionamento do TCU que resolveu “inovar” a serviço da Oposição na denúncia das famosas “pedaladas” de Dilma Rousseff, ou seja, uso de artifícios seculares utilizados até então pelos Governos para ajustar movimentos fiscais sem desvios de recursos, o governador passou a admitir a hipótese perpassada aos ouvidos de muitos de que o TCE pode enveredar por caminho semelhante.

No caso do Tribunal paraibano, a “zoada” sempre toma mais vulto por conta da origem política de parte do Tribunal, sem dúvidas nenhuma vinculada ao senador Cássio Cunha Lima – de familiares a aliados políticos mesmo.

É este cenário que está levando o governador a refletir e tomar a decisão porque não está a fim de correr riscos nem enfrentar dissabores, mesmo tendo maioria folgada na Assembléia Legislativa, em nome de “procedimentos históricos” promovidos à base do TCU no caso paraibano.

Ele mandou estudar a matéria pra valer.

OUTRA CRISE

O Secretário de Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente, João Azevedo, resolveu enfrentar o debate direto com o prefeito Luciano Cartaxo, não só no caso do affair do IGF 2015 pela retirada de serviços anteriormente assumidos pela edilidade, mas com a avaliação sobre a gestão de uma forma geral.

Azevedo bateu duro no tratamento dispensado pela Prefeitura a casarios no Centro Histórico, a exemplo do que está na rua da Areia, por trás do antigo prédio-sede da edilidade, por conviver em ruinas sem solução.

ESTRATÉGIAS DE LUCIANO

Da parte do prefeito, ele anda focado em expor através de veículos, a exemplo do que aconteceu com a TV Master, os feitos ou ações previstas ou em execução na cidade.

Cartaxo anda também disposto ao confronto.

GOL DE PLACA

{arquivo}O presidente da AMIDI, Fábio Targino, assinalou um marco histórico ao se encontrar ontem com dois dos três fundadores da Internet no Mundo, além de participar de evento especial do GOOGLE.

Ela anda representando com maestria o Mercado Digital angariando projetos de forte impacto para o meio e, em especial, os associados da entidade. Tive a honra de estar junto participando desse momento histórico.

Vem muita novidade boa por aí.

UMAS & OUTRAS

…Prestem atenção ao vice-prefeito Nonato Bandeira. Mesmo fora de jogo na prefeitura, ele anda muito atento na esfera política.

…O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, anda decepcionando muitos setores da cidade. Vamos explicar isso no decorrer dos dias

ÚLTIMA

“Todo menino é um rei/
Eu também já fui rei…”

 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.