Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

O futuro e perfil dos novos Políticos paraibanos


27/10/2015

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Quatro dos doze deputados federais da Paraíba estiveram nesta segunda-feira no programa “Frente a Frente” ancorado pelo multimídia Heron Cid, na TV Arapuan. Hugo Motta, presidente da CPI da Petrobras, Efraim Filho, Pedro Cunha Lima e Wilson Filho se revezaram em abordagens de temas diferentes dando nítida impressão de que estão amadurecendo e sabendo tratar com desenvoltura frente às câmara.

Do ponto-de-vista do processo de formação histórica, cada um deles dá cada vez mais demonstração de que seguem à risca os ensinamentos recebidos de seus “patronos” – Nabor Wanderley, Efraim Morais, Cássio Cunha Lima e Wilson Santiago de forma absolutamente desenvolta, bem engendrada.

Pelo que representam desde a formação familiar e ideológico, aspecto bem utilizado para execrar o PT – a maioria deles representa, em tese, a natureza ideológica de Centro Direita, daí explicar porque dois deles são radicais contra a Esquerda, “em nome da Ética – vide caso Lava Jato”, ou seja, Efraim e Pedro, tendo Hugo e Wilson sem a radicalidade, mas zanzando com base na conjuntura.

Para entender: Hugo, aliado de primeira de Eduardo Cunha, já esteve mais fortemente contra PT e Cia, mas ultimamente margeando a não- radicalidade.

REPRESENTAÇÃO E PAUTAS

Não dá para ignorar: eles estão se preparando bem para os embates de futuro, mas muito longe do espectro ideológico que passou a comandar o Brasil nos últimos 12 anos sob a égide do tal socialismo.

Wilson e Hugo até convivem com a herança de Poder em curso, diferentemente de Efraim e Pedro, radicais tanto quanto seus pais, no enfrentamento e na fixação de querer desalojar o PT do Poder seja como for.

FIRMEZA E FATO

Nos últimos meses tem sido este diapasão de catilinária sem fim contra o Petismo, como a dar o troco na condição inversa do PT contra eles (DEM e PSDB) ao longo dos últimos anos sabendo-se que, à exceção do DEM, ex-PFL, a raiz de tucanos e petistas na luta pela redemocratização (alo alo Mário Covas) durante algum tempo esteve muito próxima até FHC chegar ao Poder para o enfrentamento se dar com todas as forças.

CONTRADIÇÃO

O que Efraim e Pedro não costumam dar evidência, mas existe, é o desconforto imenso de ter apoiado Eduardo Cunha como líder pinçado a dedo para gerar o Impeachment de Dilma e eis que vosso comandante é flagrado em desvios de conduta e de recursos a deixar a Oposição murcha e sem moral. E cada vez mais EC fica insustentável.

Aliás, neste particular último (ética), é muito constrangedor para eles defenderem lideres da Oposição indiciados ou envolvidos em esquemas de desvios – isto, segundo denúncias do STF, o MPF, etc – a exemplo de José Agripino, Paulinho da Força, Carlos Sampaio, Caiado, Aluizio Nunes, etc – tirando a “pureza” do processo oposicionista atolado em casos idênticos ao que denunciam do PT. Até Aécio responde a muitos processos, mesmo poupado pelo Procurador Geral, Rodrigo Janot.

Mas, embora para sociedade isto pese muito, tanto que todos os grandes nomes da Politica sofrem alta rejeição, conforme pesquisa Ibope, para os jovens e vibrantes políticos de futuro vale mesmo é tentar desestabilizar mais e tirar Dilma do Palácio do Planalto, algo que cada vez mais fica distante.

DETALHE

Todos os quatro têm origem familiar no Agreste, Vale do Sabugy e Sertão, mesmo com vinculos mais fortes e recentes com João Pessoa e Campina Grande.

SINTESE

É por esses parlamentares que parte do futuro paraibano conviverá, certamente que se confrontando mais na frente com outros novos nomes em ascensão, a exemplo de Luciano Cartaxo, Raniery Paulino, Benjamim Maranhão, Rodrigo Soares e Estela Izabel.

Sim, embora relutem, precisam mais na frente admitir que ainda vão conviver muito com o enfrentamento do PT pois, ao contrário do que tanto se fala, anda muito desgastado mas muito longe de se acabar.

Aliás, João Pessoa terá seu relresentante.

Quem viver, verá.

ÚLTIMA

“O olho que existe/ é o que vê…”
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.