Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

UFPB: já são 3 os candidatos à Reitoria


20/10/2015

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Outubro chegou com o registro de mais uma candidatura à Reitoria da Universidade Federal Paraíba. O professor Luiz Júnior, ex-Secretário de Educação de João Pessoa,  acaba de revelar estar no páreo, algumas semanas depois do professor do Departamento de Psicologia do CCHLA, Valdiney Gouveia, ter feito primeiro este gesto de disponibilidade ao debate e disputa.

Até a presente data, a reitora Margareth Diniz não se posicionou oficialmente como candidata à reeleição, embora seja, precisando de jogo de cintura e tato para escolher o novo vice na chapa, depois que o professor Eduardo Ramalho Rabenhorst resolveu não mais ser candidato,  pois vai fazer pós Doutorado na Europa.

São três situações diferentes a começar pela Reitora, posto que não quer antecipar o processo antes de 2016 mesmo assim precisará saber escolher o vice para evitar racha no segmento que a apóia.

Ninguém ousa falar do assunto, mas são diversas as hipóteses.

O CASO LUIZ JUNIOR

Ninguém discute capacidade acadêmica do professor da área de Educação, mas o lançamento da candidatura dele próprio repercutiu sem o tamanho que imaginava chegar até por ter sido um ato solitário, sem ser lançamento de um agrupamento ou movimento.

Luiz Junior vai precisar se esforçar muito para conquistar toda a base que foi na disputa anterior em torno da professora Lúcia Guerra. Em tese, ele precisará resgatar todo o agrupamento liderado na fase anterior pelo ex-reitor Rômulo Polari, embora não se saiba se conseguirá in totum.

Ele chega como candidato de Oposição criticando duramente a atual gestão sem apresentar até agora alternativas para a realidade. Embora tenha articulação como ex-chefe de gabinete que foi de Polari, dizem estar ele com necessidade de reagir rápido para evitar candidatura raquítica.

VALDINEY GOUVEIA

Professor reputado na área de Psicologia, ele ainda é um ilustre desconhecido da comunidade universitária precisando, portanto, de maior exposição sobretudo das teses que defende para a UFPB.

Tem aparente posição critica de Oposição daí precisar extrapolar o mero discurso.

SINTESE

A dados de hoje, mesmo com Oposição existente, Margareth Diniz é favorita na sucessão.
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.