Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Causas e efeitos das Pesquisas em João Pessoa


06/10/2015

Foto: autor desconhecido.

Em que pesem euforias ou caras feias diante das novas pesquisas de Opinião Pública no Estado, a partir de aferição sobre os números dos Institutos Opinião e 6Sigma, veiculados na TV Arapuan e TV Master, há que se considerar diversos símbolos em torno dessa nova aferição.

A primeira delas é de que Governo sem escândalos por perto mantém seu gestor em posição privilegiada.É o que se aplica no momento ao prefeito Luciano Cartaxo adicionado de uma gestão com resultados continuados com obras e serviços. O contrário também repercute, claro que na inversão de valores, derrota.

Outro símbolo da pesquisa está no componente de trabalho e de pprojeto ideológico, embora seja aspecto em aparente baixa diante do massacre midiático ao PT, mas o saldo do que foi visto tem a ver ainda com esse contexto de força política, porque as pesquisas não captaram ainda o efeito do prefeito fora do PT.

Sem alcançar esse componente da saída de Luciano, perceba-se que o saldo geral em cada uma das duas pesquisas – que precisa ser lida distintamente, os números são favoráveis aos candidatos de Centro Esquerda, tendência dos últimos tempos.

TRABALHO VERSUS TRABALHO

Por incrível que pareça, o saldo das pesquisas mostrou um “enfrentamento” entre o contexto atual favorável em torno de Luciano Cartaxo versus e mesmo modelo de avaliação ampliado levando em conta a performance altamente aprovada do governador Ricardo Coutinho.

Os apressados de plantão preferem exaltar um em detrimento do outro, mesmo que haja um fator interessante: o governador não é candidato mas tem recall para influir no processo indicando um candidato competitivo.

CONJUNTURA NACIONAL E PARTIDÁRIA

Ainda há muito o que se levar em conta até 2016, mesmo porque a cena nacional deve influir, sim, no componente regional e em João Pessoa, da mesma forma que as composições partidárias vão ter seu papel determinante sobretudo depois das novas regras da Reforma Politica recentemente sancionada.

Em síntese, tudo aponta para um debate e enfrentamento especular.

INUSITADO

Pela primeira vez na história política de João Pessoa, a campanha para prefeito será entre o atual ocupante da cadeira da Prefeitura e um não-candidato , que terá um nome seu na disputa.

ULTIMA

“Esse jogo não vai ser um a um…”
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.