Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

O Papa em Cuba-EUA e o recado de Giucélia


20/09/2015

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Domingo histórico para o Mundo, mesmo sem a cobertura midiática à altura da simbologia da presença do Papa Francisco na Ilha de Cuba com agenda já prevista na terça-feira nos EUA celebrando um dos fatos mais importantes na diplomacia internacional, na contramão dos conflitos ascendentes nos diversos continentes.

A presença do Líder da Igreja Católica no País de doutrina comunista, da mesma forma que dias seguintes no diálogo com a hegemonia do neo-liberalismo confluindo para uma nova realidades entre dois Povos relevantes é fato histórico extraordinário a provar, como disse o Papa Francisco, a vitória do diálogo.

OS AVANÇOS DA ILHA

Cinquenta e três anos depois do mais forte conflito ideológico nas Américas deixando Cuba à mingua de restrições de toda a natureza, chegamos em 2015 comprovando os avanços da Ilha na educação, saúde e da solidariedade desse Povo valente na América Central.

Cuba não “comeu criancinhas”, como sempre espalharam os rancorosos no Brasil, e chega ao novo tempo com a melhor saúde da América, educação de qualidade reconhecida, embora com uma sociedade sem ganhos capitais e cerceado da liberdade de expressão.

No saldo geral, comparando aos demais países em torno dele, Cuba é a síntese de mais avanços, muito mais, do que a força capitalista ao redor.

O RECADO DO PT, ATRAVÉS DE GIUCÉLIA

{arquivo}Na fase pós saída do prefeito Luciano Cartaxo do PT, quem melhor expressou individualmente a essência da nova realidade sem ignorar a leitura critica da conjuntura passada,  foi a dirigente petista histórica, Giucélia Figueiredo, ao advertir de uma forma geral que, “erra quem subestima o PT”.

Ela foi cirúrgica ao dizer em entrevista publicada no Portal WSCOM:

– O PT é um sonho coletivo que mudou a realidade de nosso país, é a ousadia da organização popular, com pessoas honestas e batalhadoras que acreditam que uma nova sociedade é possível. Tenho, portanto, um compromisso inalienável com cada companheiro e companheira, com nossa história e com nosso projeto de futuro, declarou.

Embora a classe média para cima não admita a verdade dos índices sociais existentes com o advento da gestão do PT, estes números ainda podem fazer diferença no debate futuro, além do pragmatismo anti-petista de querer eliminá-lo a qualquer preço.

Giucélia deu o mais duro recado ao prefeito Luciano Cartaxo.

ÚLTIMA

“Em terra de cego/ quem tem um olho é rei…”
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.