Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A manutenção da crise, a Microempresa e ainda Sivuca


09/09/2015

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Não há um santo dia no qual Brasilia não produza mais um capítulo da esticada crise política a engessar o Governo Dilma ocupando-o o tempo todo com a necessidade de estancar incêndios. Agora, mais uma vez, a base do Governo sem o reforço do vice-presidente Michel Temer insistir em fragilizar os passos da presidenta, como fazendo-a sangrar politicamente o tempo inteiro. Tudo isto ocorre com iniciativas paralelas importantes, como o movimento lançado pelo superintendente do SEBRAE/PB, Walter Aguiar, tendo ainda este Espaço que tratar do Memorial Sivuca.

No caso nacional, impressiona como a gestão Dilma não passa um dia sem que tenha de correr para rearrumar encaminhamentos, a exemplo dos avanços e recuos em torno da questão de mais impostos, ainda o superávit, tendo o Congresso Nacional sempre a dar dor-de-cabeça porque não endossa e/ou cria meios de superar a turbulência.

Pelo que temos ouvido de parlamentares federais, alguns da Paraiba outros não, o clima ainda é de vaca desconhecer bezerro pelos bastidores do Congresso sem que se afaste definitivamente o fantasma do Impeachment, mesmo Dilma reagindo ardorosamente.

Mas, ela luta e seus assessores garantem que ela vai superar.

NA CRISE, A MICROEMPRESA COMO ALIVIO

Walter Aguiar com seus diretores de SEBRAE fez um ato nesta quarta-feira que deve repercutir muito ainda no decorrer dos dias, que foi deflagrar movimento antenado com o nacional para incrementar o micro e pequeno negócio, agora através de campanhas sistemáticas visando induzir o consumidor qualquer a comprar nas microempresas.

Faz sentido e chega em boa hora, sobretudo quando enfrentamos uma retração econômica expressiva e preocupante, portanto, este segmento da micro e pequena empresa pode ser um sustento estratégico nesta fase de crise até pelo papel diferenciado que joga.

Pelos dados do SEBRAE, chega a 120 mil pequenos negócios na Paraiba envolvendo microempresário individual, microempresa e empresa de pequeno porte perfazendo 99% do universo empresarial paraibano, e isto é muito expressivo, por isso joga acertado o Sistema em favor do aquecimento deste setor.

A IMPORTÂNCIA DO MEMORIAL SIVUCA NA UFPB

{arquivo}Tem repercutido imensamente dentro e fora da UFPB, a decisão da Reitoria de adequar a área destinada ao projeto do Centro de Artes tomando vulto internacional ao abrigar como âncora o Memorial Sivuca, sem dúvidas o mais importante instrumentista paraibano com fama internacional.

A opção feita pela Reitora Margareth Diniz traduz uma postura inteligente e oportuna porque resolve definitivamente a fase final para dar abrigo ao significado histórico de Sivuca ainda agregando em torno do Memorial uma série de outras manifestações artísticas.

Ao apresentar a alternativa do Memorial, a UFPB sintoniza vários interesses e reivindicações do setor artístico-cultural mas passando a dispor de uma referência internacional que não tinha.

A harmonização dos vários aspectos num só, sem sufocar nenhuma das atividades, é a luz que faltava reluzindo além mar.

ÚLTIMA

“Um mais um é sempre mais que dois…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.