Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Os desafios e necessidades de Dilma na conjuntura


04/09/2015

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Embora o clima político tenha gerado um novo estágio de queda e implosão evidente do movimento de Impeachment, não é demais admitir que o maior dos desafios da Presidenta Dilma Rousseff se mantém na construção orçamentária para resolver o déficit já previsto para 2016 reascendendo a volta da CPMF, da mesma forma que na elaboração de estratégias para reaquecer a economia afetada inclusive pelos sopros externos advindos da China.

Teses à parte, a agenda da presidenta na Paraiba nesta sexta-feira expõe a determinação de buscar reacender a partir do Nordeste a relação de melhores resultados como os 9 estados de uma região que, mesmo tendo eleito-a em 2014 passou a incorporar o mesmo sentimento de reprovação artificializado maximamente pela Grande Midia.

Ao dialogar direto com cada um dos Estados,sentindo de perto o drama de cada lugar e suas peculiaridades, Dilma age acertadamente porque encastelar-se em Brasilia, nem resolve a liga indispensável entre governo e sociedade muito menos atenua a imperiosidade necessidade dela fazer política com P maiúsculo, até porque é neste cenário político onde reside o maior dos problemas.

O DIÁLOGO NA PARAIBA

O primeiro dos compromissos no Estado ela tem reservado a Campina Grande, onde o governo Romero Rodrigues dialoga com o Governo na base de apoio, através do deputado federal Rômulo Gouveia, muito bem articulado com o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, daí a agenda ter se confirmado tendo a presença do governador Ricardo Coutinho, principal aliado da presidenta na relação nacional porque é o único chefe de governo do PSB a ter este posicionamento.

EM JOÃO PESSOA

A agenda de Dilma sequencia uma ideia bem bolada do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, pontuando assuntos básicos da Educação, Saúde, etc no debate direto com Ministros e a própria presidenta com a participação de atores da cena paraibana, a partir da Cultura.

Neste ambiente, o vereador Fuba foi o encarregado para fazer a mobilização da Economia Criativa. Aliás, ressalte-se o papel do presidente do PT estadual, Charliton Machado, nas articulações preparatórias comandadas pelo assessor da Presidência, Wagner Caetano.

COM SETOR PRODUTIVO

Como antecipara o Ministro do Desenvolvimento,Armando Monteiro, em conversa com o presidente da FIEP, Buega Gadelha, Dilma está aproveitando as viagens nos Estados reservando um tempo para conversar com os empresários visando reaquecer o dialogo e a economia.

Esta agenda também está reservada para esta sexta-feira de sol na Capital das Acácias.

ÚLTIMA

“Coração valente…”
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.