Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

A conjuntura nacional, a Paraíba e os novos fatos


30/08/2015

Foto: autor desconhecido.

Quando se imaginava estar superada a fase de crise política intensa a partir do Centro – Sul, eis que as novas informações em curso voltam a gerar conceito de que novamente vamos passar por um enfrentamento danoso à vida nacional só aguçando a crise econômica e social. Na Paraíba, os novos fatos passam pela recondução do Procurador Geral de Justiça, Bertrand Asfora, em noite de posse onde o governador Ricardo Coutinho fez análise conjuntural bem fundamentada onde, no saldo da realidade dos Estados, 11 sem pagar salários em dia, a Paraiba vive um contexto diferenciado e para melhor. Há ainda o fato do deputado federal Manoel Junior de consolidar neste domingo a condição de pre-candidato a prefeito de João Pessoa.

O CASO NACIONAL

A projeção de que o PMDB fará a partir da próxima semana pronunciamento no horário de rádio e TV defendendo mudanças no País, da forma posta parece adesão ao Golpismo em curso, também adicionado do novo timing da Rede Globo, pois, depois de dar trégua a Dilma passou de anteontem para cá a jogar todas as armas contra o PT e Lula.

Tudo tem a ver com a decisão anunciada por Lula de que, se houver necessidade – e esta o será, ele topa ser candidato a presidente da República em 2018, algo que deixa a Direita e a Elite brasileira em pânico.

No paralelo, até o governador de São Paulo, Geraldo Alkmin, resolveu encarar o tom de discurso elevado quando pregou o “fim da praga chamada PT”.

Esta é a essência dos fatos que certamente vão gerar desdobramentos e repercussões, em especial nos movimentos sociais, cada vez mais engajados na estratégia de enfrentamento.

A POSSE DE BERTRAND

O Procurador Geral de Justiça reempossado, Bertrand Asfora, deu demonstração de prestigio ao levar toda a cúpula do Poder no Estado para a solenidade de posse, ontem, no Centro de Convenções.

Na sua fala, ele se mostrou com domínio de cenários com consciência e firmeza de propósito para manter o Ministério Público cumprindo sua missão precípua de zelar pelo cumprimento da lei pelos agentes públicos.

Emocionado, lembrou de seu pai, Francisco Asfora, mexeu com a auto estima do segmento ao ratificar a valorização dos diversos setores e apostou na independência entre Poderes e na criativa para enfrentar as restrições orçamentárias.

A POSIÇÃO DE RC

O governador discursou de olho na cena nacional criticando duramente os ensaios políticos para desestabilizar o País, mesmo assim defende o entendimento de que a saída para as crises econômica e política está exatamente no uso da Política com P maiúsculo.

Ele defendeu a independência entre Poderes, distinguiu a ação do Ministério Público em níveis nacional e estadual e disse que manterá o respeito e relacionamento altivo, mesmo se acaso discordar de alguma ação.

Ele pontuou a crise econômica afetando diversos estados, mas lembrou que o caso da Paraiba é de menos gravidade porque tomou medidas duras e acertadas anos atrás, por isso as ações e obras a médio prazo vão continuar.

MANOEL JR, CANDIDATO

Agora é pra valer. O deputado federal do PMDB conquista neste domingo a condição de pre-candidatura a prefeito da Capital ao tirar do comando municipal a pretensão do deputado Gervasio Maia.

Ele espera o comparecimento de diversas lideranças do PSDB, PTB, PSC, PP, PR, PRB.

ÚLTIMA

“O olho que existe/ é o que vê…”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.