Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

O Recuo de Damião e os Bastidores da Lava Jato


05/07/2015

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Não durou mais do que 24 horas de exposição da noticia no WSCOM de que o deputado federal Damião Feliciano ter deflagrado processo para ter sua esposa, vice-governadora Ligia Feliciano, ao Governo do Estado de 2018, levando o presidente do PDT a procurar imediata o Portal para negar peremptoriamente a operação.

– Isto não existe em hipótese alguma porque seguimos a orientação do governador Ricardo Coutinho, inclusive na disputa de 2016 em Campina Grande – assegurou ele contato com o Colunista por telefone.

ENQUANTO ISSO, COMO SE FOSSE UM SONHO…

{arquivo}O ministro Teori é a capa da Veja. Ao homologar a delação premiada do Presidente da UTC, Ricardo Pessoa, o ministro decretou que ela deveria ser preservada como segredo de Justiça.

Vem agora a revista em sua edição da semana e publica trechos retirados da delação secreta.

A revista está protegida por seguidas decisões do próprio STF, pois a liberdade de imprensa não pode ser tolhida. Mas a Veja não recebeu a informação do Espírito Santo. Somente 3 pessoas tiveram acesso a ela: o Ministro Teori e o seu gabinete, o Procurador geral, que está em busca de votos para sua reeleição e os seus assistentes e o próprio delator com o seu patrono.

Um dos três devem responder aa sociedade pela infração cometida e mais grave a Veja recebeu o que os acusados não tiveram acesso por decisão do Ministro, que tem a obrigação de determinar a abertura de inquérito para tal apuração.

Não fosse o Ministro da Justiça tão lerdo em suas decisões já deveria ter determinado aa Polícia Federal a abertura de um inquérito .

PUNIÇÃO EM VAZAMENTO

Aliás, recentemente o ex deputado federal Protogenes Queiroz foi condenado pelo STF aa perda de seu cargo de Delegado da Polícia Federal por ter divulgado aa imprensa dados da operação Satiagara e a prisão do ex- prefeito já falecido Celso Pitta. Aliás, esse blog está tentando apurar porque as prisões dos acusados acontecem preferencialmente nas vésperas da edição da Veja.

CONSTRANGIMENTO

A Folha de São Paulo de hoje narra q o Presidente da Odebrecht está causando problemas a Polícia Federal, não se dispondo a cumprir a ordem de depor com as mãos para trás como se estivesse algemado. Ao invés disso colocou as mãos nos bolsos.

Recentemente o ministro do STF Marco Aurélio Mello manifestou-se admirado com a quantidade de delações premiadas na operação lava jato e afirmou esperar que elas sejam realmente espontâneas .

Ora Ministro, o chamado operador do PMDB Fernando Bahiano está com a sua preventiva decretada há mais de oitenta dias, o que parece ser caso único no direito brasileiro uma vê que contraria a remansosa jurisprudência do STJ e do STF que proíbem o cumprimento da pena por antecipação por violar flagrantemente o princípio constitucional da presunção de inocência, que vale para todos os brasileiros.


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.