Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

O exemplo do Rio Grande do Norte além do ranço


14/05/2015

Foto: autor desconhecido.

Possa ser que para o estado da Paraiba , o que vamos narrar neste momento não signifique nada em termos objetivos, mas de natureza política elevada ninguém pode ignorar o que aconteceu em Natal nesta quarta-feira envolvendo todas as principais lideranças políticas do Estado em torno de um só objetivo: avanços para o Estado.

Antes de esmiuçar o que se efetivou no estado vizinho, lembramos que dias atrás o governador Ricardo Coutinho convidou toda a bancada federal para tratar de projetos comuns do Estado e a metade não compareceu. Nem o senador Cássio Cunha Lima, José Maranhão, os deputados federais Hugo Mota, Manoel Junior, Benjamim Maranhão, etc – ausência sentida.

COMO RIO GRANDE DO NORTE AGE

Nesta quarta, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, recebeu o governador Robinson Faria , os senadores Garibaldi Filho, José Agripino e Fátima Bezerra, além da maioria dos deputados federais do Rio Grande do Norte e auxiliares do governo do estado na área do turismo. Está escrito em todos os sites locais.

De acordo com a pauta, um dos assuntos da pauta foi o projeto do centro de conexões internacionais (HUB) anunciado pelo grupo formado pelas companhias aéreas TAM E LAN (Latam) para o nordeste. Natal, Fortaleza e Recife são candidatas para sediarem o investimento de R$ 5 bilhões, com a consequente geração de 12 mil empregos.

A FALA DO GOVERNADOR

{arquivo}Robinson Faria fez um balanço das ações que estão sendo tomadas, de acordo com as exigências apresentadas pela companhia aérea e pediu apoio do ministro. “Como ministro do Turismo o senhor pode ajudar a consolidar essa vitória para Natal”, reconheceu o governador.

A ATITUDE DO MINISTRO

Ato seguinte, o ministro elogiou a união da bancada potiguar em defesa do projeto. “É um importante investimento para o desenvolvimento regional, geração de emprego e distribuição de renda. É a hora e a vez do nordeste”, afirmou. O ministro destacou que apesar de torcer pela vitória do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, construído para tornar-se um HUB regional, trata-se de uma decisão técnica da companhia aérea. Alves recomendou que os governos que têm interesse em receber o investimento cumpram as exigências da Latam.

ALÉM DO HUB

{arquivo}Durante o encontro o governador e sua equipe discutiram com o ministro Henrique Alves vários projetos de infraestrutura turística para o Rio Grande do Norte em andamento na pasta. As principais demandas apresentadas foram: a revitalização do Centro Histórico de Natal; o Museu da Rampa; a ampliação do Centro de Convenções de Natal; o Parque do Cajueiro de Pirangi; os acessos às praias e lagoas de Nísia Floresta, Baia Formosa e Rio do Fogo; a nova estrada de Pipa, além da urbanização da orla entre Tibau do Sul e Pipa.

DETALHE FUNDAMENTAL

Nem o ministro Henrique Alves, derrotado na eleição estadual passada passa recibo de quem reconhece a derrota – ele nem toca nisso, nem o governador Robinson Faria tem aparentado saco de conviver com seu adversário arrotando vantagem sem ter.

ULTIMA

“Onde houver dúvidas/ que eu leve a fé…”
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.