Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

O saldo da reunião dos governadores e o papel de RC


08/05/2015

Foto: autor desconhecido.

A rigor, o encontro dos governadores do Nordeste que mais valeu mesmo foi o que se deu no café-da-manhã entre eles e o Ministro da Fazendo, Joaquim Levy, quando trataram de diversos assuntos indigestos, a partir do não repasse dos recursos prometidos emergencialmente pelo Governo aos Estados, além de outras matérias fiscais, a exemplo da partilha do ICMS, aval para atrair capital externo, os problemas com a estiagem, etc.

Se reparar bem, a conversa teve nível de Primeiro Mundo com todos buscando evitar uma crise maior entre as partes, mesmo assim, com todas as juras de amor o saldo da reunião é de que, no concreto, o Ministro nada adiantou. Prometeu, mas isto já se faz algum tempo.

Levy disse em pronunciamento que entende a necessidade de tratamento especial ao Nordeste enquanto potencialidade econômico, entretanto, apesar das sinalizações não disse quando os estados vão receber os recursos emergenciais, nem mesmo o prazo de pagamento do “Minha Casa, Minha Vida” gerando aflição ao mercado imobiliário, etc.

SÓ DEPOIS DE APROVAR MPs

Especialistas presentes ao encontro avaliaram que o Ministro somente vai dar o tamanho da liberação quando o Congresso Nacional aprovar as MPs que faltam aprovar.

Antes disso é quase impossível, projetam.

RICARDO E A NOVA SAFRA DE GOVERNADORES

Dos nove, apenas Flávio Dino, do Maranhão, não se fez presente ao encontro. Os governadores dão demonstração de novo fôlego pois, à exceção do governador Jackson Barreto, de Sergipe, os demais têm idade jovem no exercício do cargo e demonstram domínio no debate e condução de seus governos.

O da Paraiba, por ser o reeleito mais jovem – o outro é Welington Dias (outro craque)Jackson, tem tido performance diferenciada por dominar a conjuntura.

Nesta sexta-feira, justiça seja feita, sua cobrança urgente de tratar emergência imediatamente sem o arrastado do tempo, além de outras propostas ligadas à Segurança, etc, o fez se consolidar de forma ascendente no grupo.

WELLINGTON DIAS

O governador do Piaui entende que é preciso cuidar e dar melhor tratamento às politicas de incentivo às Midias regionais.
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.