Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Os novos desafios de Luciano, a greve e a realidade


24/03/2015

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}A agenda comandada pessoalmente pelo prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anda na contra mão da pauta negativa advinda da conjuntura. Mesmo diante de grave crise econômica e seus efeitos, que o levou a adotar medidas amargas, ainda assim encontra meios para positivar a gestão com obras ou ações de relevância. A entrega do Condomínio nesta quarta com 560 moradias é um exemplo claro deste esforço/realização.

A positividade perseguida por Luciano exigindo da equipe mesmo comprometimento de resultados é tudo o que não queria nem quer a Oposição já existente, a cara feia de quem não conseguiu se segurar ou conviver com benefícios da gestão, mas mesmo faltando tanto tempo para medir sua gestão é importante ele crer na frase imortal do teatrólogo, segundo a qual, toda unanimidade é burra.

SEM GRANA, A REAÇÃO DOS PROFESSORES

Na prática, a realidade nua e crua impõe reduções de custeio e da estrutura com força e isto acaba afetando também as relações com diversos segmentos, inclusive a classe dos professores, atualmente em greve buscando 13% de reajuste, algo impraticável na conjuntura em qualquer parte do País.

Para quem ofereceu 12% de reajuste em 10% e 8% em 2014 certamente que oferecer 3% m 2015 está num patamar aquém do desejo ou interesse do prefeito, mas esta é a realidade que se impõe, mesmo que ajam argumentos reivindicatórios compreensíveis.

Só que os números do orçamento impedem a aplicação dos índices pretendidos pela classe.

ALTERNATIVAS QUE SE TEM

Ora, em sendo assim, só mesmo a negociação realista pode construir uma saída. Pelo que se tem como compromisso, Luciano propõe a criação de uma Comissão paritária para acompanhar as finanças e, quando possível, aplicar reajuste adequado lá para agosto.

Além do mais, abre-se segundo entendimentos, caminhos para assegurar o triênio para professores antigos e aplicação de meios para abrigar os docentes recém contratados na escala de titulação remuneratória sem precisar de muito tempo.

A aplicação do triênio gradativo, por exemplo, é alternativa concreta que não se pode ignorar nem dizer que é coisa distante de utilização.

SINTESE DA ÓPERA

A digna classe dos professores merece tratamento cada vez mais especial, entretanto, a construção de um caminho via Comissão Paritária, ou seja, de integrantes do governo e da categoria para acompanhar as contas da Prefeitura e adotar o reajuste na possibilidade orçamentária existente é um caminho, assim como de outros compromissos.

Luciano adota critérios e se mantém rigorosamente atento às finanças sem o qual conviveria com danos incalculáveis até para não poder honrar.

Em síntese, tem de radicalizar na negociação. Não há outro caminho.

GOVERNADORES COM DILMA

A expectativa se volta nesta quarta-feira para Brasilia, onde a presidenta Dilma Rousseff estará recebendo os nove governadores do Nordeste para a primeira reunião de trabalho entre as instâncias federal e regional.

As contas do FPE, a redução dos repasses são alguns dos fortes pontos de pauta.

DEPOIS DE BRASILIA

Já está tudo certo para acontecer em abril deste ano, a segunda reunião dos governadores do Nordeste, agora retomando o Forum entre eles, pois estava desativado.

ADRIANO E A REFORMA POLITICA

O presidente da Assembléia Legislativa, Adriano Galdino, anda interessado em inserir o Poder nos debates mais vanguardistas da sociedade. Ele receberá o presidente da Câmara Federa, Eduardo Cunha, dia 10 próximo, mas pretende fazer seu próprio conjunto de mobilização para propor ao Congresso Nacional.

REI MORTO…

A não reeleição do ex-presidente Ricardo Marcelo o fez ser destronado do PEN – partido que ajudou a criar e foi seu primeiro presidente.

O adágio popular se fez mais forte.

DODA DE TIÃO

O deputado estadual do Cariri sofrido se mantém firme e forte na defesa da Vaquejada enquanto esporte no Sertão.

UMAS & OUTRAS

…A Reitora da UFPB, Margareth Diniz, tem feito levantamentos de dados sobre a realidade nos diversos Campi que devem repercutir em breve.

…Muito bom saber que Márcia Kaplan está firme e forte. Vai reaparecer por esses dias.

…A propósito, a filha Ana Elvira chegou de Los Angeles onde mora fazendo pós Doutorado em Educação. Ela é professora da UFPB. Casada com o sociólogo argentino Carlos, ela anda afinada com o debate mais contemporâneo sobre educação.

…A indicação do engenheiro Fábio Mariz Maia Filho para o Prodetur/PB é um reforço importante. Se depender de seus projetos e articulações, o programa vai bombar.

ÚLTIMA

“Cada um dá o que tem…”
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.