Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

O enfrentamento de Hugo na CPI e seu significado


05/03/2015

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}A primeira sessão da CPI da Petrobrás instalada para apurar desmandos constatados na operação “Lava Jato” mostrou sem dificuldades que muita confusão está para acontecer porque ficou evidente o confronto entre a condução dada pelo PMDB e o PT – leia-se Base Governista mais próxima, tanto que chegou a nível do presidente da Comissão, deputado federal Hugo Mota, ser tratado como moleque ao criar sub-comissões.

Na prática, a novidade apresentada por Hugo Mota foi interpretada como manobra para enfraquecer o PT na CPI daí a repercussão imediata.

Se repararmos direito, a essência do posicionamento do presidente está alinhado com a orientação do presidente da Câmara Federa, Eduardo Cunha, de enfrentar abertamente o PT e o Governo, tanto que nas decisões monocráticas tanto Cunha quanto Mota rechaçaram a hipótese de extensão da CPI até o Governo FHC, logo há pacto de alinhamento entre o PMDB e a Oposição liderada pelo PSDB.

Trocando em miúdos, como se diz lá na Torre, a partir de agora o clima deve esquentar porque o Governo e o PT não vão assistir a tudo isso sem uma contra- reação à altura.

JANOT , A EXCLUSÃO DE AÉCIO E A REPERCUSSÃO

A decisão do Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, de excluir o senador Aécio neves das investigações por considerar inconsistentes as acusações do doleiro Yousseff já repercutiu fortemente no Congresso nacional.

O senador Humberto Costa tem questionado a postura do Procurador, que sequer levou em conta o mesmo tratamento dispensado a outros nomes que, disse inexistir provas contra eles, mesmo assim Janot inseriu no processo.

EDUCAÇÃO COM RESULTADOS

{arquivo}Há que se reconhecer, independentemente de cores partidárias, as ações de quem age com capacidade e resultados concretos. É o que se pode atestar da performance da professora Edilma Costa, Secretária de Educação de João Pessoa, no diálogo com os diversos segmentos ligados à área mas, sobretudo, com expansão da qualidade estrutural da Secretaria visando oferecer melhores condições aos alunos e professores.

Esta é a sintese de uma atuação que, em pouco tempo dá sinais de reforço às exigências feitas pelo prefeito Luciano Cartaxo.
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.