Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Efeitos da Lista, o ajuste e a reunião de Natal


03/03/2015

Foto: autor desconhecido.

Quando o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, tomou a decisão pessoal de devolver, ontem, a MP que trata da desoneração das empresas estava dado o veredicto de que ele resolveu se incorporar aos movimentos no Senado e Câmara Federal para peitar o Governo Dilma por considerá-lo indevidamente co-responsável da inclusão, e não exclusão, de seu nome na Lista fatal do Lava Jato, embora a responsabilidade fosse da Procuradoria Geral da República. Ele se soma, assim, ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha, numa composição tipica de enforcados querendo chamar mais gente para o cadafalso.

A inclusão dos dois presidentes do Senado e Câmara nesse rumoroso caso cria uma conjuntura inédita brasileira, porque nunca algo semelhante aconteceu envolvendo os principais representantes do Legislativo enquadrados em acusações a afetar o decoro parlamentar, portanto, criando fragilidades para eles continuarem comandando o processo no decorrer dos tempos.


Antes, e de forma acentuada, é muito provavel que os dois passem a criar articuladamente mais dificuldades para Dilma, isto em composição com a Oposição, só que os efeitos da Lista envolvendo nomes oposicionistas também deixará esse conjunto de bloco politico em situação dificil de desmantelar a Presidenta porque o aspecto ético e moral deve respingar na opinião pública, agora não mais focada exclusivamente no PT – e isto merece analise depurada enquando mudança de foco.


O fato é que, apesar de todos ls esforços, não dá para responsabilizar Dilma pela condução processual da Procuradoria Geral da República, felizmente com sua autonomia, portanto, de agora em diante é conviver com o desgaste sangrento que a nova fase da Operação Lava Jato produzirá afetando fortemente a economia, mas sem chances nenhuma de envolver a participação de Dilma neste ou em qualquer outro esquema de corrupção.E isto mais na frente a fortalecerá.


De sorte, por fim, que a Lista deve afetar a manifestação da Oposição no proximo dia 15 para sorte conjuntural de Dilma.


GOVERNADORES EM NATAL


Fontes de Brasilia asseguram que está em fase avançada a articulação para reunião de Dilma com os governadores em Brasilia, nos proximos dias. Assessores das partes têm participado de reunioes preparatorias.


É bem provável que a reuniao dos governadores do Nordeste, em Natal, posterior ao encontro de Brasilia seja mais apimentada.
 

O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.