Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Semana nervosa com muitos fatos importantes


24/01/2015

Foto: autor desconhecido.

{arquivo}Nem precisa ser advinhão, como faziam os filósofos do bairro da Torre, nem mesmo cientista político de boa cepa, a exemplo dos formados na UFPB, para identificar que segunda-feira começa como data especial na co-relação da realidade, das autoridades, dos Poderes constituidos no Estado e a sociedade organizada como um todo diante das decisões em curso.

No plano mais geral, a envolver os servidores públicos – este tão importante segmento social – a alta expectativa recai sobre os índices de reajuste do funcionalismo, algo que, pela conjuntura posta, está na previsão da majoração básica porque esperar aumento satisfatório não parece ser uma boa estratégia.

Para entender como andam os ânimos em torno do governador Ricardo Coutinho, leve-se em conta que, enfim, ele voltou a dialogar com as principais categorias alinhando realismo e desejo num tom de possibilidade crivel mas, de modo próprio, já revelou ao Secretário de Comunicação, Luis Torres, de que vai cortar em 30% o orçamento da Comunicação em 2015.

É sempre assim, o pau cai sempre nas costas do mais "fraco", embora esta lógica e cultura seja aplicada a todos em fase de crises, inclusive a iniciativa privada, comumente cortando primeiro na comunicação.

Mas, este é o tempo e medida indesejada que precisam ser adotadas com firmeza, sob pena de afetar o sistema de uma forma geral.

Em sintese, dialogando e fazendo sua parte interna, o Governo age com responsabilidade necessária para a superação seguinte dos tempos de forte retração econômica.

A VOZ DO PLANEJAMENTO

O secretário de Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças, Tárcio Pessoa, revelou em entrevista ao WSCOM que o funcionalismo já receberá os salários com o aumento este mês.

Ele explicou que o governador Ricardo Coutinho (PSB) está negociando pessoalmente com representantes das categorias. “Alguns segmentos já se reuniram com o governador, no entanto, nada ficou definido até agora, pois a perspectiva de crescimento da receita do estado é bastante restritiva”, comentou.

NA ASSEMBLÉIA, SEMANA DECISIVA

{arquivo}Como era de se esperar, a segunda-feira começa com muito moido para cima e para baixo no trato da sucessão na Assembléia Legislativa, onde o atual presidente Ricardo Marcelo atua forte nos bastidores para se reeleger mas encontra forte resistencia em face de acordos feitos em torno do deputado estadual Adriano Galdino.

Desde sempre, são reunioes intermináveis todo dia com cada um agindo como pode para sustentar suas teses e desejos.

A dados deste sábado, Adriano Galdino se mantém como favorito devendo manter esta performance ao assegurar cumplicidade e compromissos com os parlamentares.

A influência do governador desta vez será decisiva.

NO BRASIL, A ÂNSIA DE DERRUBAR O GOVERNO

Pelo tom do noticiário e dos movimentos mantidos por setores da Oposição, entre eles o PMDB liderado por Eduardo Cunha, a cantilena do Lava Jato se mantém como guilhotina de muitos parlamentares, partidos e empresas gerando a maior crise de toda a história, em termos de reputação e consequencias econômicas intensas.

Como sempre, o PT é o maior alvo. Aliás, não um só dia em que alguém ou algo não esteja sendo imputado ao partido dos Trabalhadores, embora todos os podres da Oposição sejam ignorados pela Grande Midia.

Tudo em nome de uma conspiração, que não cessará enquanto nao verem o Governo do PT apeado – algo que vai demorar pelo visto porque a reação popular é trunfo guardado.

UMAS & OUTRAS

…Nonato Bandeira anda em avaliação serena sobre a conjuntura. "Mineiro" não quer se precipitar para evitar erros. Mas anda muito antenado.

…Fuba está em Natal. Pode ir atrás que ele, no fim-de-semana, está cuidando do Projeto Seis e Meia.

…Cássio está na área. Calado, aliás.

…Tem reunião em Miramar neste sábado. Quem estará participando?

…O povo de Campina é muito sabido. Por isso, quando chega ao Poder pode ir atrás quem tem mérito e sabedoria.

ÚLTIMA

"Em terra de cego/ quem tem um olho é rei…"


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.