Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Geral

Governadores devem tirar apoio a Dilma


09/12/2014

Foto: autor desconhecido.

Tudo pronto para a primeira oportunidade de encontro de todos os governadores eleitos, à exceção de Sergipe – Jackson Barreto, com suas altas expectativas e reflexões sobre a conjuntura econômica e, por conseguinte, com efeitos na gestão estadual chamando a atenção de todos os lideres sobre como enfrentar esse novo ciclo.

Em que pese a força da pauta administrativa, certamente o apelo político e sua oportunidade de agora deve prevalecer na construção no mínimo de maioria folgada para a tirada de uma Nota de apoio ao Governo Dilma diante das tentativas insistentes do PSDB, de setores à Direita e da Midia instalada entre São Paulo de querer criar clima de Impeachment.

À exceção de Paulo Câmara, que na disputa ficou com Marina e Aécio Neves, todos os oito outros governadores eleitos têm posição fechada de apoio a Dilma, logo admitir a Nota de apoio é condição óbvia até.

Os termos ainda não são conhecidos, mas uma Alta Fonte a que tivemos acesso nos revelou que o apoio à consolidação do Superávit Primário garantido o emprego e a retomada gradativo do crescimento, além de posição mais firme contra o que se chama de Golpismo – querer assumir o Poder na marra, mesmo perdendo a eleição – deve compor o conjunto dos valores de apoio à presidenta.

RICARDO SAI NA FRENTE

O fato do governador paraibano ser o primeiro anfitrião tem uma simbologia porque é do PSB mas apóia abertamente Dilma Rousseff e trabalha no partido para ele retomar a convivência com o campo da esquerda e não migrar para o Centro e Direita como querem alguns lideres socialistas.

CARAS NOVAS E CAPAZES

Pelo que será exposto pela primeira vez num conjunto só de oportunidade, chamará a atenção o fator de juventude que os novos governadores representam, à exceção de Jackson Barreto, do Sergipe.

Os três maiores estados, por exemplo – Bahia (Rui Costa), Pernambuco (Paulo Câmara) e Ceará (Camilo Santana) não destoam dos demais ambientes federativos com gente nova, leia-se Renan Filho (Alagoas), Robinson Faria (Rio Grande do Norte) e o governador eleito pela terceira vez no Piaui, Wellington Dias – um grande quadro da classe política.

ÚLTIMA

“No recanto bonito do Brasil/
Sorri a minha terra amada…”
 


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.